Morre Padre Wilson Belloni, ex-diretor do colégio São Vicente de Paulo

Morreu nesta sexta-feira (28), o Padre Wilson Belloni, na cidade onde morava, Belo Horizonte, Minas Gerais. O falecimento ocorreu por volta das 11h. Belloni era cidadão honorário de Irati, ex-diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, educador, professor. Também foi vigário paroquial da igreja Nossa Senhora da Luz.

 Morreu nesta sexta-feira (28), o Padre Wilson Belloni, na cidade onde morava, Belo Horizonte, Minas Gerais. O falecimento ocorreu por volta das 11h. Belloni era cidadão honorário de Irati, ex-diretor do Colégio Estadual São Vicente de Paulo, educador, professor. Também foi vigário paroquial da igreja Nossa Senhora da Luz. Por conta do carinho que tinha em Irati, amigos e familiares prestaram homenagens ao Padre nas redes sociais Deixará muitas saudades e teremos as melhores lembranças do último diretor do Colégio SVP, enquanto esteve sob a direção da Província Brasileira da Congregação da Missão, RJ-MG. PERFIL Belloni nasceu em Belo Horizonte (MG), aos 25 de Agosto de 1933 .

Tornou-se, ao longo de mais de 40 anos trabalhando em Irati, desde 1963. Estudou inicialmente no Seminário Menor – Ginásio e Clássico – 1945 a 1950 – no Caraça (MG). Filosofia e Teologia no Seminário Maior São Vicente de Paulo – Petrópolis (RJ) de 1953 a 1958. Entre outros Cursos pertinentes a área de Educação, na qual atuou brilhantemente, destacam-se: – Curso de Aperfeiçoamento – CADES – 1964 – Curso de Secretário – 1965 – Curso de História (Faculdade de Minas) – 1966 – Curso de Orientação e Aperfeiçoamento de Professores do Ensino Técnico Comercial – 1967 – Curso de Filosofia – 1971 – Curso de Pedagogia e Administração Escolar – 1976 A atividade docente sempre esteve ligado à sua imagem, principalmente pelas responsabilidades que lhe foram incumbidas no Colégio São Vicente de Paulo em Irati.

Foi primeiramente professor no Seminário Menor de Mariana (MG) de 1959 a 1960, depois no Seminário Menor de Assis (SP) de 1961 a 1962. Quando de sua vinda para Irati foi professor efetivo no Colégio São Vicente desde junho de 1963, lecionando História e Didática. Foi depois secretário do Colégio Comercial Estadual São Vicente de Paulo. Desde junho de 1974 foi elevado à condição de Diretor do Colégio, onde esteve até 2003. Por 18 anos também foi professor da FECLI. Foi ainda Coorde- nador e professor do Curso de Teologia para leigos e organizador do Curso de Bíblia. Pe. Wilson prestou atendimento a diversas comunidades.

Em Fernandes Pinheiro teve passagem importantíssima, permanecendo de 1963 a 1968, retornando em 1977 até 2003. Foi vigário da Paróquia Nossa Senhora da Luz de 1992 a 2001. Foi, ainda, durante 4 anos, membro do Conselho Econômico da Congregação da Missão, na função de secretá- rio. A raízes com a cidade de Irati, sua dedicação e estima, fizeram com que recebesse o título de Cidadão Honorário concedido pelo município. Pe. Wilson trabalhou como docente no Colégio São Vicente de Paulo e como sacerdote esteve a serviço de toda a cidade e região.O tempo dedicado a estas vocações e a maneira como o fez certamente ficarão gravados pela comunidade com estima e gratidão. Passou os últimos anos no Santuário do Caraça (município de Catas Altas-MG), onde esteve à frente como Diretor por vários anos.  

Texto adaptado de Herculano Batista