NRE de Irati realiza Seminário de Relações Étnico-Raciais

NRE de Irati realiza Seminário de Relações Étnico-Raciais

A iniciativa da Equipe Multidisciplinar do Núcleo Regional de Educação de Irati, na realização do I Seminário das Relações Étnico-Raciais teve como intuito divulgar os trabalhos desenvolvidos pelas instituições de ensino e suas Equipes Multidisciplinares, na forma de: mostras, oficinas, apresentações artísticas e culturais, desfile de indumentárias, painéis, artesanato e palestras ministradas por pesquisadoras dos grupos étnico-raciais. O Seminário conseguiu promover uma importante imersão às discussões relacionadas ao Currículo, Mídia e Relações Étnico- Raciais: Desnaturalizar Representações Naturalizadas. Na afirmação de um momento propício para apresentar e refletir sobre as problemáticas identificadas durante os estudos/reflexões realizadas pela EM nas instituições de ensino e no NRE, as palestrantes ilustraram significativamente os contextos indígena e afro-descendente.

O evento demonstrou o trabalho pedagógico e o envolvimento das Equipes Multidisciplinares, bem como os impactos da educação das relações Étnico-Raciais nas instituições de ensino. As oficinas Trança Nagô Além do Penteado e a Confecção das Bonecas Abayomi representaram o envolvimento dos estudantes como protagonistas na realização e organização das respectivas produções. O Seminário culminou com o brilhante desfile dos alunos com as Indumentárias Étnico-Raciais na proposi ção de aprofundar a discussão e análise de questões significativas, pensar o papel da educação na superação das desigualdades raciais.

O Núcleo Regional de Educação de Irati, agradece e parabeniza todos os envolvidos na realização do I Seminário das Relações Étnico-Raciais: Currículo, Mídia e Relações Étnico-Raciais, o mesmo proporcionou à todos os participantes profundas reflexões acerca da temática, assim como oportunizou práticas e vivências pedagógicas, favorecendo a produção e a democratização do conhecimento sobre as raízes históricas do Brasil, bem como, a participação ativa na construção de uma sociedade sem preconceitos.

Texto e fotos: NRE/Irati