Obras da nova pista de Skate do Parque Aquático entram na reta final

O espaço iniciado em 2020 pretende ser concluído até junho deste ano

A construção da nova pista de Skate continua em Irati e está na reta final, o espaço é anexo ao Parque Aquático. No momento, as obras estão na etapa de execução do piso armado e estruturas de concreto. A pista atende aos pedidos feitos ao poder público pelos praticantes do esporte. O objetivo da construção é proporcionar um espaço mais seguro e otimizado para os skatistas de Irati e região. 

A pista ocupará uma área de 826m² e terá obstáculos, anteparos em concreto, rampas de 45 e 90 graus, entre outros itens. De acordo com Jéssica Custódio, secretária de Obras do município, o valor investido na pista é de R$ 228.008,28. A próxima etapa da construção será a finalização dos equipamentos com cantoneiras e tubos galvanizados, e a previsão para término da pista é até final de junho. A Unas Construtora Ltda é a empresa responsável pela construção.

“Essa pista, sendo bem projetada e executada, será um ponto fundamental para a difusão do esporte, pode até mesmo trazer um evento grande, como um campeonato paranaense para a cidade.”

Jaime Martini

André Demczuk, secretário de Esporte e Lazer de Irati, acredita que a nova pista é de extrema importância uma vez que no município existem vários praticantes de Skate. O único local para a prática da atividade era a pista na Praça Edgard de Andrade Gomes, entretanto, esta se encontra deteriorada. O secretário afirma que houve um crescimento dos praticantes do esporte, principalmente nas idades entre 7 a 15 anos, e que os iniciantes necessitam de um local seguro para treinar. Demczuk também aponta que o Parque Aquático é um espaço adequado para a nova pista, já que é um local de passeio voltado à comunidade. 

Gustavo Viante é skatista e conheceu o esporte por influência de outras pessoas que frequentavam a pista de skate localizada na Praça Edgard de Andrade Gomes. Há oito anos, Gustavo pratica o esporte que para ele é muito importante tanto na parte física quanto na parte mental, sendo assim uma forma de ser recreativo em diversas situações.  Para o skatista, a nova pista traz renovação estética para o Parque Aquático, e também oportuniza que outras pessoas conheçam o esporte. “O espaço público na cidade é muito desvalorizado, não existe incentivo para o uso desses lugares, então, acredito que o esporte será muito importante ao trazer um novo público para esses locais. Além disso, o esporte é muito acessível” enfatiza o esportista. 

Construção está na etapa de execução do piso armado e estruturas de concreto (Foto: Paulo Dissenha)

Jaime Martini, skatista e empreendedor, afirma que a cidade nunca teve um espaço adequado para a prática do esporte e com esse novo projeto vai proporcionar a evolução de muitos praticantes de forma segura. Para ele, um espaço bem elaborado possibilita uma melhor experiência para os iniciantes que buscam aprender a prática e auxilia os novatos a praticarem de uma maneira mais correta. “Essa pista, sendo bem projetada e executada, será um ponto fundamental para a difusão do esporte, pode até mesmo trazer um evento grande, como um campeonato paranaense para a cidade”. 

Jaime também integra o Grupo de Skatistas de Irati. A equipe é formada por alguns dos praticantes do Skate mais antigos da cidade. Há mais de 12 anos o grupo espera por uma pista nova e digna para a prática segura do esporte. “Após todos esses anos, contamos como uma vitória essa oportunidade que o município está nos dando” destaca Jaime.

O skate hoje é um dos esportes individuais mais praticado em todo o mundo, passa até mesmo do Surf e agora faz parte da Olimpíadas, o que aumenta ainda mais a expectativa de novos praticantes e futuros atletas.