Pessoas com comorbidades devem se cadastrar para receber vacina contra a Covid-19

O cadastramento tem a finalidade de planejar e organizar a logística de vacinação

A Vigilância Epidemiológica informa que, a partir desta quarta-feira (05), está disponível, no site oficial da Prefeitura de Irati, o formulário para cadastramento de pessoas com comorbidades para o recebimento da vacina contra a Covid-19. Basta entrar em www.irati.pr.gov.br, clicar no banner sobre a Covid e preencher os dados.
De acordo com a Secretaria de Saúde, a previsão para o recebimento de lotes destinados a este grupo é para a próxima semana, e a expectativa é que, até o final desta semana, o cronograma de vacinação seja anunciado. 
O cadastramento tem a finalidade de planejar e organizar a logística de vacinação, uma vez que as doses serão recebidas em lotes para contemplar parcelas pequenas deste grupo e, portanto, mais uma vez, além do critério da idade, a campanha foi dividida pelo Plano Estadual de Vacinação em duas fases que, de acordo com diretrizes atualizadas do Ministério da Saúde, consideram condições associadas de risco, sendo incluídas nesta etapa da vacinação nacional, gestantes com comorbidades, puérperas com comorbidades, pessoas renais crônicas em terapia de substituição renal e pessoas portadoras da Síndrome de Down. 
Os critérios de priorização para vacinação são:
Na fase I
Vacinar, proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponível:

– Pessoas com Síndrome de Down, independentemente da idade
– Pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) independentemente da idade
– Gestantes e puérperas com comorbidades, independentemente da idade
– Pessoas com comorbidades, de 55 a 59 anos
– Pessoas com Deficiência Permanente, de 55 a 59 anos

Na fase II 
Vacinar, proporcionalmente, de acordo com o quantitativo de doses disponível, segundo as faixas de idade de 50 a 54 anos, 45 a 49 anos, 40 a 44 anos, 30 a 39 anos e 18 a 29 anos:

– Pessoas com comorbidades
– Pessoas com Deficiência Permanente
– Gestantes e puérperas, independentemente de condições pré-existentes

A lista das comorbidades e as respectivas definições estão apresentadas no site oficial da Prefeitura de Irati e também no Plano Municipal de Imunização.
No dia da vacinação, deverá ser apresentado para o profissional vacinador, a declaração médica padrão de comorbidade/condição que também está disponível para download no site oficial da prefeitura de Irati http://irati.pr.gov.br/pagina/212_CADASTROS-VACINA-COVID-19.html 
Serão aceitos outros modelos de declaração, desde que o conteúdo das informações contidas seja igual ao modelo padrão adotado. 
A vacina estará disponível em todas as 11 salas de vacinação do município e também na Unidade Volante de Vacinação do Parque Aquático, assim que as vacinas forem recebidas e o cronograma divulgado por sala de vacina, conforme já tem acontecido nas últimas semanas.