Praça de Rio Azul contará com R$ 700 mil para revitalização

No ano em que comemora 100 anos, Rio Azul receberá mais uma obra de grande porte. A Praça Tiradentes, localizada

No ano em que comemora 100 anos, Rio Azul receberá mais uma obra de grande porte. A Praça Tiradentes, localizada no centro da cidade, passará por um projeto de revitalização, que vai permitir mais interação entre a comunidade, além de maior acessibilidade. Recentemente, foi empenhado pelo Ministério do Turismo o valor de R$ 700 mil, através de emenda do deputado federal Evandro Roman (PSD).

Praça Tiradentes passará por um projeto de revitalização, que preza pela acessibilidade no local. Foto: Reprodução do projeto arquitetônico

Segundo o prefeito Rodrigo Solda, Rio Azul terá um ganho social importante com a revitalização desse espaço público. Não vamos deixar de investir em saúde e em educação, mas precisamos também buscar políticas de prevenção. Será um espaço onde crianças, jovens e idosos poderão conviver e interagir, explica.

O projeto, que foi desenvolvido pelo arquiteto da Associação dos Municípios do Centro Sul do Paraná (Amcespar), Diorgenes Ditrich, e equipe da Prefeitura, contará com parque infantil, quadra de esportes, um mini anfiteatro, uma sala de convívio para idosos, além de acessibilidade, o que hoje é precário no local.

Rodrigo ressalta que o projeto prevê detalhes de Rio Azul e região. Quero deixar com a identidade do nosso povo. Haverá árvores nativas, frutíferas, contato com a natureza. Vamos preservar as suas características, mas precisamos de mais segurança e principalmente acesso para que todos possam aproveitar o espaço, comenta.

Dietrich explica que a revitalização da Praça Tiradentes não irá interferir na sua origem. Dentro da concepção da praça, ela não vai perder a sua originalidade. Optamos por dividir em quatro gerações. Com espaços para crianças, pais, adolescentes e idosos, explica.

Para ele, o local será melhorado e trará benefícios para a população. A Praça tem um desnível muito grande, em uma dimensão de 100 metros. Ela está totalmente em desuso, no sentido de atender as normas mínimas, técnicas, como o cadeirante. Hoje, é deficitária. É isso que a gente está fazendo, esse trabalho de adaptação, enfatiza.

O prefeito fala que o projeto será adequado para que tenha início e se torne realidade. É um projeto atípico, bastante elaborado, que foi encaminhado ao Ministério do Turismo, que tem recursos escassos. Foi um desafio encarado pelo deputado, que deu certo e vai beneficiar a nossa população, que contará com um lugar para realizações de eventos e convivência, ressalta.

Rodrigo fala que também estuda a instalação de câmeras de segurança para proporcionar mais tranquilidade aos frequentadores.

A Praça Tiradentes foi construída no final da década de 1960, e inaugurada pelo prefeito da gestão de 1968, Nestor Martynetz. Na ocasião, a inauguração da obra integrou as comemorações do cinquentenário do município.