Prefeitura de Irati constrói nove primeiras casas do programa Prohabi

Jaqueline Lopes

A Prefeitura de Irati iniciou a construção das nove primeiras casas do programa Prohabi (Nossa Casa), que visa moradias dignas para a população do município. As residências estão sendo construídas no Conjunto Joaquim Zarpelon, em um terreno da administração municipal. A previsão é que sejam concluídas em 60 dias.

Além destas, mais 31 estão licitadas. Inicialmente, serão 40 residências e foram investidos, aproximadamente, R$ 1,8 milhão. O prefeito Jorge Derbli já garantiu que fará 100 casas pré-moldadas dentro do programa. Todas serão construídas em terrenos da Prefeitura. O investimento total será de R$ 3 milhões.

“Serão 100 casas neste modelo, em terrenos pertencentes ao município, para colocarmos famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, e precisam de um teto e casa para morar” – Prefeito Jorge Derbli

“Nós estamos acompanhando a construção das primeiras casas populares do nosso programa. Serão 100 casas neste modelo, em terrenos pertencentes ao município, para colocarmos famílias que estão em situação de vulnerabilidade social, e precisam de um teto e casa para morar”, destaca o prefeito Jorge Derbli.

O programa foi criado pela Prefeitura e aprovado, por unanimidade, pela Câmara de Vereadores, a qual o prefeito agradece, e está na Lei 4905/2021. “Muito em breve estaremos entregando essas casas para essas famílias. O número de pessoas que precisam de residência é muito grande na Cohapar. Como não existe um programa para atender essas famílias que mais precisam, a Prefeitura se comprometeu e está executando as primeiras casas”, comenta Derbli.

De acordo com dados da Secretaria de Habitação de Irati, o município tem 1850 pessoas cadastradas para conseguir uma residência. Para a seleção destas que estão em construção, o secretário da pasta, Antonio Roberto Cequinel, explica que serão famílias indicadas pelos CRAS. “Cada um deles (CRAS) está indicando famílias que serão, inicialmente, escolhidas por critérios e pontuação. Além disso, a Prefeitura está usando terrenos do município para sair o custo bem menor. A Secretaria de Habitação fará a escolha, serão para as pessoas que mais precisam”, destaca o secretário.

Cequinel ainda comenta que estão em busca, junto do Governo do Estado, para conseguir mais conjuntos habitacionais para Irati, para, assim, diminuir a fila que o município tem hoje.

Estrutura e obra

Três das nove casas já estão com a estrutura pronta e mais seis estão em produção no Conjunto Joaquim Zarpelon. As residências são de 48 m² e contêm dois quartos, sala, cozinha e banheiro. Com a medida do terreno para as pessoas contempladas no programa, elas poderão ampliar o espaço futuramente.

De acordo com a secretária de Arquitetura, Engenharia e Urbanismo, Jéssica Custódio, as casas são pré-moldadas, com material em concreto. “Estamos fazendo uma fiscalização pesada em relação à qualidade do material usado, para que não haja manutenções futuras para as pessoas que vierem a residir neste local”, destaca Jéssica.

Como fazer o cadastro 

O município está fazendo o cadastro junto com a Cohapar. A pessoa precisa ir até a Secretaria de Habitação, levar os documentos pessoais, comprovante de residência e renda, e o Cadastro Único que é feito nos CRAS.

Para a construção das casas, é preciso fazer uma conformidade nos terrenos, pois nem todos estão aptos para receber as casas. Paralelo a construção das nove residências, o maquinário já trabalha na readequação de outro que vai receber as residências do programa. A Prefeitura não abrirá várias frentes de trabalhos, vai iniciar uma e terminá-la para depois começar uma nova.

Segundo a secretária, a previsão é que a obra das nove casas seja finalizada em 60 dias, para ser entregue no mês de aniversário de Irati, comemorado em 15 de julho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.