Presépio Vivo relembra o nascimento de Jesus neste Natal

Apresentação acontece neste domingo (22), na Rua próxima à sede da Polícia Militar, em Irati

Com o intuito de trazer o verdadeiro significado do Natal mais próximo dos moradores de Irati, um grupo de pessoas resolveu criar o Presépio Vivo, em que encenam o nascimento de Jesus Cristo, que é comemorado no dia 25 de dezembro pelos cristãos. Este ano, a data para a apresentação é o dia 22, neste domingo.

A apresentação é focada no momento da chegada de Maria e José a hospedaria, local em que nasce Jesus, segundo a Bíblia. Os atores dos pais de Cristo fazem uma caminhada, saindo da Rua Munhoz da Rocha, a mãe grávida em cima de um burro, junto com o marido e o anjo, que vai anunciando. Também fazem o trajeto os pastores e os reis magos, até chegarem no local da apresentação, no bairro Rio Bonito.

Durante a caminhada as pessoas ficam encantadas e muitas acompanham o casal até o presépio para assistir à apresentação. As crianças também participam, elas são vestidas de anjos e aparecem na sacada de duas casas próximas ao presépio, cantando e encantando quem assiste.

A ideia para fazer a apresentação veio de um grupo de pessoas que faz as novenas de Natal. Margareth Farago Mauda, que é a coordenadora, disse que teve um pressentimento, e sugeriu aos demais. “Eu estava diante do santíssimo e durante a adoração escutei fogos e era por causa do Papai Noel, e eu pensei: ele chega e fazem tanto barulho, mas o verdadeiro sentido do Natal não é celebrado, quase não é falado”. Se a gente ver as nossas crianças ligam o Natal com o Papai Noel, a maioria não associa ao nascimento de Jesus. E foi daí que veio a ideia de fazer algo voltado ao nascimento, e tive a inspiração para as pessoas viverem este momento. E deu certo”, conta.

Faz quatro anos que eles realizam a apresentação, a primeira aconteceu em uma garagem, porém, com a quantidade de pessoas que foram prestigiar o local ficou pequeno, por isso, resolveram fazer na rua, e virou uma união entre os vizinhos. Com o passar dos anos, teve mais envolvimento, e segundo os organizadores, cerca de 750 pessoas assistem à encenação de Natal.

Todo o trabalho realizado é voluntário. No início, eram apenas os vizinhos, mas moradores de outros bairros aderiram a ideia e ajudam na organização. Aproximadamente 30 pessoas colaboraram para fazer esse momento, seja com doações ou com ajuda na arrumação. Não há nada ensaiado para fazer a apresentação, segundo os organizadores. “Um dia antes, a gente faz uma roda com os que vão apresentar, oramos, e cada um vai se inspirar e fazer aquilo com o que sabe, com conhecimento de quem da Bíblia”, disse Margareth.

“É super simples, a nossa intenção não é fazer melhor, no sentido de trazer luxo, queremos algo simples, que seja voltado a verdadeira intenção do Natal que o nascimento de Cristo, é tudo na simplicidade”, comenta uma das organizadoras, Marta Inês Marcolla Vicente.

Ao final, é feita uma mesa para quem quiser, fazer um lanche. “Acho que o momento mais lindo é na nossa partilha, porque cada um traz um prato, a na rua tem uma mesa gigante de alimento. Quando termina a apresentação todo mundo lancha e vai embora. É muito bonito esse momento”, completa Margareth.

APRESENTAÇÃO

A encenação do Presépio Vivo acontece neste domingo (22), na esquina com as Ruas Arcélio Batista Teixeira e Antônio Valenga, próximas à Polícia Militar de Irati, com previsão de início às 20h. A caminhada do Centro da cidade deve começar por volta das 18h30.