Projeto Rio Patas promove 1ª Cãominhada em Rio Azul

Ação também terá a 3ª Feira de Adoção de animais

Jaqueline Lopes

No dia 04 de junho, próximo sábado, Rio Azul terá a 1ª Cãominhada, uma promoção do projeto Rio Patas,que visa conscientizar a população sobre o abandono e maus-tratos de animais no município. A ação será a partir das 13h, em frente à Rodoviária Municipal, e também terá a 3ª Feira de Adoção.

De acordo com os organizadores, serão percorridas 10 quadras, cerca de 1 Km, pelo município. Podem participar todos os tutores e os cães que quiserem passar uma tarde divertida e colaborar para dar maior visibilidade à ação. A inscrição será feita no dia, e é 1kg de ração, que será doado ao projeto.

Ainda, a 1ª Cãominhada terá a apresentação dos cães adestrados da Polícia Militar de União da Vitória, que será a partir das 15h. A ideia surgiu quando os animais estiveram no município durante a Semana de Conscientização sobre Abandono e Maus-tratos, em 2021, e foi realizado apenas nas escolas municipais. Mas a população pediu para ser aberto ao público o que vai acontecer no evento.

Foto: Divulgação

Também haverá uma homenagem a Maria Doroteia Mores, conhecida como Téia – protetora e uma das idealizadoras do Projeto Rio Patas. Ela participou do início do projeto Rio Patas, mas há um ano faleceu em decorrência da Covid-19. O evento faz parte do plano de ação para 2022 do Projeto, e surgiu no ano passado com os voluntários.

Ana Rita Boni, vereadora e uma das incentivadoras da Cãominhada, convida as pessoas a participar e prestigiar o evento em prol dos animas de Rio Azul. “Podem participar todos os tutores e seus cães que quiserem passar uma tarde divertida, e que queiram colaborar para dar maior visibilidade à ação, que busca chamar a atenção e conscientizar a população contra o abandono e maus tratos de animais. Inclusive, ficaremos muito felizes se o pessoal da região vier participar”, convida.

A partir das 13h, iniciam as inscrições para participar da Cãominhada. Ainda durante o evento, haverá sorteio de brindes entre os participantes.