Saiba como colaborar nas campanhas de doações do Natal de Irati

Inciativas perpassam igrejas e prefeitura do município

Amanda Borges

O espirito natalino tem despertado no povo iratiense o estímulo à solidariedade. A prefeitura e Igrejas do município têm desenvolvido projetos que solicitam ajuda àqueles que estão dispostos a fazer o Natal de alguém mais feliz.

A Prefeitura Municipal, por exemplo, está novamente estimulando doações a famílias em vulnerabilidade social através do Varal de Cartinhas. Ele se encontra na Casa de Cultura, que esse ano se tornou a Casa do Papai Noel de Irati. Os que desejam realizar as doações podem ler e escolher entre as mais de 580 cartas, possibilitando a seleção da que mais se adequa ao tipo de colaboração que se está disposto a fazer.

Após a escolha, o doador deve passar por um cadastro feito pela prefeitura e, por fim, os presentes devem ser entregues diretamente no endereço das pessoas que fizeram o pedido. Para mais informações, entrar em contato diretamente com a Secretaria de Cultura, pelo telefone (42) 3132-6197.

Além da prefeitura, a Matriz Nossa Senhora da Luz está propondo o “II Natal da Luz – O Natal da Gratidão”. A iniciativa pede doações da comunidade a partir de cartinhas depositadas pelos organizadores em uma árvore dentro da igreja. As cartinhas podem ser retiradas diretamente no pinheirinho e as doações devem ser deixadas na Casa Paroquial, no pátio da Matriz, até o dia 23 de dezembro. Nas cartinhas se pedem artigos de todos os preços e tipos, como alimentos e brinquedos.

Os pedidos foram elaborados pela própria organização, buscando proporcionar um Natal mais feliz as 42 famílias assistidas pela equipe paroquial. De acordo com o vigário da Matriz, Padre Alexandre Spena, o objetivo é despertar a gratidão nas pessoas que doam e nas que recebem. A iniciativa procura lembrar os motivos que todos temos para agradecer, mesmo nos tempos conturbados da pandemia. Ao fim da campanha, “a pessoa que fizer doação deverá trazer outra carta a Deus, falando tudo que ela tem a agradecer a Ele”, conta o Padre.

Cada vez que alguém retirar uma cartinha da árvore, em seu lugar ficará um enfeite com a palavra “gratidão”. No dia 24 de dezembro, fim da campanha, o pinheirinho não terá mais pedidos, somente palavras de gratidão iluminadas. Para mais informações, a matriz atende pelo telefone (42) 3422-2669.

Além disso, todas matrizes do município aceitam doações que podem ser feitas em todos os meses do ano. Para entrar em contato com a igreja de sua preferência, os telefones das Casas Paroquiais de cada uma delas são:

– Paróquia Perpétuo Socorro – (42) 3422-1864;

– Paróquia São João Batista – (42) 3423-2971;

– Paróquia Imaculado Coração de Maria – (42) 3422-3519;

– Paróquia São Miguel – (42) 3422-6573.

Da mesma forma, as igrejas evangélicas também estão disponíveis para o recebimento de doações no período de Natal e no ano todo. Entre elas:

– Igreja Evangélica Assembleia de Deus:(42) 3422-4337;

– Comunidade Evangélica Alcance: (42) 3422-7570.