Secretária de Assistência Social oferece diversos projetos e serviços

Para realizar esse atendimento são fundamentais parcerias com conselhos, Governo Estadual e Federal

Programas de proteção social, são fundamentais no atendimento à população em cada município. A assistência social é direito do cidadão e dever do Estado.
Atualmente, a Secretaria de Assistência Social de Fernandes Pinheiro atende os munícipes nos mais diversos tipos de complexidade. “Apesar da pandemia, nós nos mantemos ativos, proporcionando todos os serviços necessários, não deixando a população mais vulnerável sem atendimento, isso com o apoio da nossa Prefeita e de todos os setores da Prefeitura que realiza um trabalho intersetorial de grande relevância para a população,” conta a secretária de Assistência Social de Fernandes Pinheiro, Elisângela Pires.
Os atendimentos podem ser classificados como: Proteção Social Básica e Proteção Social Especial. Os serviços de proteção social básica são realizados no CRAS, o PAIF e o SCFV. O objetivo é proteger as famílias e indivíduos para que não sofram violências e violação de seus direitos. Neste equipamento de Assistência Social se realizam muitas atividades, como por exemplo os grupos de mulheres, de idosos, de crianças em diferentes faixas etárias. 
Já a proteção social especial, são serviçosde média e alta complexidade, os quais atendem famílias e pessoas que já sofreram algum tipo de violência/ violação de seus direitos esse atendimento conta com uma equipe especializada para atender essa demanda. 

Projetos e recursos 
Para realizar esse atendimento de forma continua com qualidade, ampliando cada vez mais a oferta para a população, são fundamentais parcerias com conselhos, Governo Estadual e Federal, com o objetivo de ampliar a qualidade do atendimento e também soluções, apoio a infraestrutura, através de recursos financeiros.
Para participar de cada projeto, a gestão realiza o monitoramento em cada iniciativa, através do SIGTV-Sistema de transferências voluntárias e também acompanhamento de deliberações pelos conselhos estaduais da política da Assistência Social sendo eles CEAS, CEDCA e CEDI.

“Todos nós sabemos que os recursos municipais são escassos e as necessidades são infinitas, além dos recursos financeiros que nos ajudam a manter os serviços, também precisamos do apoio técnico que somam às nossas ações diárias, melhorando o atendimento da nossa população mais vulnerável. Esse esforço conjunto entre todas as esferas nos possibilita atender o maior número de pessoas e famílias com qualidade”, explica Elisângela.

Fundo Estadual de Assistência Social 
Deliberado pelo Conselho Estadual da Assistência Social, são repasses fundo a fundo, com maior agilidade e flexibilidade para que o município aplique o recurso nas reais necessidades cujo Plano de Trabalho deve ser aprovado e deliberado pelo Conselho Municipal de Assistência Social.
O apoio do CEDCA permite a execução de  diversas melhorias ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente através de repasses fundo a fundo.

Outros programas 
Além disso, o Estado do Paraná também disponibiliza a execução de Projetos diretamente nos municípios, “Podemos citar a entrega de 50 Unidades Habitacionais que foram construídas em parceria com o Programa Nossa Gente e COHAPAR através do Projeto Redução do Déficit Habitacional e o Programa Caixa D’água Boa, uma ação em conjunto com a SANEPAR que contou com 30 kits de instalação entregues a população de Fernandes Pinheiro”, conclui a secretária de Assistência Social.