Secretaria de Meio Ambiente de Irati faz orientações sobre descarte e coleta de resíduos

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati vai lançar em breve um material em forma de folheto que

A Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente de Irati vai lançar em breve um material em forma de folheto que detalha orientações sobre o descarte e coleta de resíduos no município. Nele serão especificados o tipo de material, quem é responsável pela coleta e observações sobre o descarte correto. Também constarão os contatos de empresas e responsáveis pelos diferentes tipos de coleta.

O objetivo é levar de forma prática ao cidadão, o sistema de recolhimento e destinação dos diferentes tipos de resíduos, contribuindo para a manutenção adequada do meio ambiente e, com isso, favorecendo a qualidade de vida e saúde das pessoas. Confira alguns exemplos que serão repassados à população através deste impresso.

LIXO ORGÂNICO – recolhido pelaempresa HMS. O telefone para contato é 99974 9251. O cronograma de coleta está disponível na Secretaria Municipal de Ecologia e Meio Ambiente (SMEMA). O telefone da pasta é 3907 3045.

LIXO RECICLÁVEL – como plásticos, papel, papelão, garrafas, vidros, latas, tetrapak, alumínio, ferro e garrafas pet, entre outros, são recolhidos por cooperativas e empresas aqui relacionadas: Associação Malinoski (contato99937 0039), COCAAIR – Cooperativa de Catadores (contato98421 0319), Empresa LIXO ao LUXO (contato99992 5802) e Empresa Nossa Senhora Aparecida (contato99838 1995). É importante descartareste material limpo, jamais misturando com os orgânicos. O cronograma de coleta de recicláveis também está disponível na Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente (contato3907 3045).

LOGÍSTICA REVERSA – é o caso de alguns produtos que têm sistema específico de recolhimento. LÂMPADAS: empresa Tohms(contato: 3423 2626) e empresa Patranscon

(contato3422 1081). PNEUS: Empresa Xineki Pneus(contato3422 5125). PILHAS e BATERIAS: são recolhidas por algumas eletrônicas de Irati. ELETROELETRÔNICOS: campanhas de recolhimento trimestrais junto à Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente, que atende no Pátio de Máquinas(contato3907 3045).

MEDICAMENTOS – há pontos de coleta em estabelecimentos de saúde, como farmácias, laboratórios e Secretaria de Saúde. Medicamentos jamais devem ser descartados em vaso sanitário, pia, rede de esgoto, rios ou lixeiras.

TECIDOS, VESTUÁRIO e CALÇADOS – podem ser descartados junto com resíduos orgânicos. Mas a orientação é para que se faça reuso de tecidos e outros itens, como cobertas, tapetes, outras vestimentas, bolsas, etc, pois não são recicláveis.

MÓVEIS – devem ser desmontados para que cada parte e material tenham destino correto. Móveis nunca devem ser queimados.

GALHOS, TRONCOS, FOLHAS, RAMOS e MATO – são recolhidos pelo serviço de COLETA VERDE da Prefeitura Municipal. O pedido deve ser registrado junto ao setor de Protocolo no Prédio da Prefeitura (contato 3132 6123).          Estes resíduos devem ser retirados da propriedade e colocados, organizadamente, de modo visível e acessível aos coletores, no passeio. Também nunca devem ser queimados.

MATERIAL DE CONSTRUÇÃO CIVIL   – Devem ser recolhidos pelas empresas que dispõem do serviço Disque Entulhos. Jamais podem ser jogados em áreas públicas, beira de rios, terrenos baldios ou no mato.

Qualquer informação adicional poderá ser obtida diretamente na Secretaria de Ecologia e Meio Ambiente, que funciona no Pátio de Máquinas, ou através do telefone 3907 3045.