Teatro vai tratar da saúde do homem em comunidades do interior em Rio Azul

Neste fim de semana, inicia em Rio Azul, um grande projeto de teatro que vai tratar da saúde masculina em forma de comédia para 35 comunidades do município. A peça ‘A próstata vai bem’ é uma iniciativa do grupo Ri ou Chora e a primeira apresentação acontece neste domingo (17), no campinho da Vila Beira Linha, às 17h30. O teatro acontecerá ao ar livre e é aberto a toda a população.

O projeto elaborado por Talbian Przybycz tem o objetivo de levar o teatro, gratuitamente, para 31 comunidades do interior e mais quatro vilas do centro da cidade. “A peça que vamos apresentar tem entretenimento e comédia, mas com cunho do auto cuidado do homem à sua saúde”, explicou Przybycz. Ele e Irineu Valenga, o Peninha, serão os atores da peça, que vai levar informação para reforçar a importância da prevenção.

O tema foi escolhido pela necessidade de falar da saúde masculina, segundo Talbian. “Ainda há um tabu do homem se cuidar. Como sou enfermeiro, tive facilidade para escrever sobre o assunto que é pouco abordado e, quando é abordado, ainda se cria uma barreira para o homem sentar e escutar”. Ele acredita que, a peça que contará a história de dois irmãos, facilitará esta compreensão aliada ao entretenimento, trazendo o público para a realidade.

Projeto recebeu apoio de 61 empresas

Para colocar esta ação em prática, Talbian diz que foi fundamental o auxílio de empresas nos custos do projeto, que durará um ano, com previsão de finalizar em fevereiro de 2020. “Buscamos apoio na iniciativa privada e o retorno foi grande: são 61 empresas patrocinadoras. Como houve a necessidade de se investir mais no projeto, adquirimos um trailer palco e, também, 80 cadeiras”, cita ele.

O grupo tinha a expectativa de contar com a adesão de, no mínimo, 10 empresas. “Foi espetacular, maravilhoso o retorno. Além do fato de chegarmos ao objetivo de levar o teatro, a gente conseguiu oferecer melhores condições de estrutura, pois na comunidade que formos, os moradores assistirão à peça com mais conforto”. Talbian faz um agradecimento especial a todos os patrocinadores que estão colaborando para que a arte e a cultura, além da informação, sejam levadas às comunidades.

Próximas apresentações

Com patrocínio, peça conseguiu trailer palco e cadeiras para as apresentações/ arte: Reprodução

 

Depois da apresentação na Vila Beira Linha, a próxima comunidade a receber a peça será a Vila Gembarowski, no domingo (24), às 17h30. Talbian relata que o calendário das apresentações será feito de acordo com a disponibilidade das comunidades, respeitando as atividades que já acontecem em cada uma, e também, as condições climáticas.

Para acompanhar o calendário de apresentação da peça de teatro, os rioazulenses devem estar atentos à divulgação das datas e locais na programação das duas rádios da cidade: Thalento e Ambiental. Haverá também panfletagem e visita nas comunidades para o aviso prévio.

Comentários estão fechados.