Transporte por aplicativo revoluciona o setor e chega em Irati

Irati tem 25 motoristas nesta categoria e mais de dois mil usuários cadastrados

A entrada dos aplicativos de celulares na prestação de serviços de transporte dominou o mundo. E, o que parecia ‘coisa de cidade grande’, agora também está presente nas cidades menores, como é o caso de Irati, que já tem 25 motoristas trabalhando nesta categoria com mais de dois mil usuários cadastrados.

A nova forma de se transportar dentro da cidade, ou até mesmo fora dela, em viagens longas, vem mudando com a entrada do serviço de condução por aplicativo. Irati não ficou de fora com a vinda da plataforma de mobilidade urbana Ubzero, que iniciou suas atividades no município há três meses e está crescendo a cada dia.

TAXISTAS ESTÃO MIGRANDO PARA APP

Brau Fontoura, que trabalha com o táxi há cinco anos, foi um dos primeiros a se cadastrar e oferecer este serviço aos seus clientes. Ele destaca algumas das vantagens que já está sentindo. “Decidi entrar nesta categoria pela acessibilidade ao cliente, afinal é muito mais rápido e prático, pois ele já tem um preço calculado, por exemplo. Além disso, é perigoso mexer no celular, nós dependemos desta ferramenta e o aplicativo facilita isso pra gente”, justifica Fontoura.

Para Brau, este sistema digital de comunicação e, consequentemente, de informação, favorece seu serviço. “O aplicativo trabalha como se fosse uma secretária para mim, pois agenda a corrida, mostra o valor e indica onde devo ir”. Seus atendimentos, nos meses de agosto e setembro, superaram suas expectativas.

Um dos taxistas mais conhecidos da cidade por estar nesta profissão há 27 anos é João Maneira, que não pensou duas vezes e também se tornou motorista por aplicativo. “Entrei neste serviço há dois meses e estou tento mais corridas e, claro, está rendendo mais também”. O uso do aplicativo está sendo bem lucrativo para ele, que acredita que a tendência é que, cada vez mais, a população utilize esta ferramenta para se transportar.

Maneira salienta que um dos pontos mais importantes do aplicativo é a segurança oferecida tanto para o motorista quanto para o usuário. “O cliente chama e já sabe qual o motorista que vai e aparecem os dados meus para ele e os dele para mim”. Os dois motoristas comentam que os clientes mais antigos do táxi também já estão migrando para o aplicativo e ambos estão, por enquanto, trabalhando nas duas categorias.

APLICATIVO 100% BRASILEIRO

A empresa que está prestando o serviço de mobilidade urbana em Irati está presente em vários estados do Brasil e garante que o aplicativo é totalmente brasileiro. “Chegou para ajudar a população em geral, tanto para dar renda para quem quer ser motorista, tanto para os passageiros poderem se locomover de uma maneira mais rápida e mais barata que o habitual”, relata o gestor nacional da prestadora, Paulo Nascimento.

Segundo ele, os motoristas que estão atendendo na cidade estão elogiando o aplicativo. “Pois a taxa por corrida é muito baixa e não é cobrada mensalidade e nem porcentagem, além do suporte ser bem rápido”.

Sobre o processo de cadastramento de motoristas, Nascimento diz que a empresa faz um controle da demanda da cidade e equilibra a quantidade necessária de condutores para atender a população, tendo ganhos reais e sem lotarem as vias. “Os motoristas são monitorados também quanto à sua conduta, avaliação e rotas. Inclusive, devido ao aumento do número de corridas, a Ubzero abriu mais vagas limitadas para motoristas interessados.

COMO FUNCIONA O APLICATIVO

O aplicativo é fácil de usar. Como está disponível para telefones android e iphone, basta o usuário baixar, fazer o cadastro e estará apto para solicitar uma corrida. Escrevendo o endereço que escolheu para destino, o valor estimado da corrida já aparece antes da pessoa solicitar, assim o passageiro já saberá quanto irá pagar sem surpresas.

EMPRESA VAI SEGUIR LEGISLAÇÃO FEDERAL

De acordo com a Procuradoria do município de Irati, a empresa entrou com o pedido de alvará e, como ainda não há uma regulamentação municipal para este serviço, está seguindo a legislação federal.