Unicentro abre inscrições para teste seletivo de professores temporários

Interessados têm entre 03 e 13 de maio para se inscrever. Atuação será nos departamentos de Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Física, História, Letras, Medicina, Medicina Veterinária, Pedagogia, Serviço Social, Turismo e na Interpretação de Libras

A Unicentro, por meio de sua Diretoria de Concursos e Avaliação, divulgou edital sobre teste seletivo para a admissão de professores colaboradores. Esta modalidade prevê contratos temporários, com vigência de até dois anos. Os candidatos interessados em concorrer a uma das 47 vagas ofertadas têm entre 03 e 13 de maio para se inscrever.

As vagas estão distribuídas entre os três câmpus da Unicentro, sendo 32 vagas para as unidades de Guarapuava e 15 para Irati. Os profissionais atuarão nos departamentos de Ciências Contábeis, Educação Física, Enfermagem, Física, História, Letras, Medicina, Medicina Veterinária, Pedagogia, Serviço Social, Turismo e na Interpretação de Libras.

Segundo o pró-reitor de Recursos Humanos da Unicentro, Robson Ferrás, o teste seletivo é importante para completar do quadro de docentes dos cursos de graduação da universidade.

“A contratação de professores colaboradores tem se demonstrado essencial para o funcionamento da universidade. A nossa Unicentro conta com um quantitativo de professores efetivos abaixo de sua necessidade. Por isso a importância dos contratos temporários”, diz Ferrás. “Nesse sentido, o teste seletivo que está sendo aberto vai contribuir para a regularidade dos cursos no início do ano letivo de 2021, que está por acontecer”.

O requisito mínimo de formação do candidato a professor colaborador varia conforme a vaga, podendo ser graduação, especialização, mestrado ou doutorado. As remunerações também mudam conforme a titulação e o regime de trabalho, conforme o edital. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pela internet, seguindo as instruções do Edital 15/2021.

O candidato deve registrar seu interesse em participar em duas etapas. A primeira com o preenchimento de dados pessoais para gerar o Requerimento de Inscrição, a Declaração de Ciência e Aceitação das Normas do Teste Seletivo, o formulário de colagem dos documentos e o boleto bancário; e a segunda fase, que acontece por meio do Protocolo Digital da Unicentro, em que o candidato deve anexar os documentos em PDF, conforme a sequência determinada no edital.

Ambas as fases devem ser realizadas entre 03 e 13 de maio, bem como o pagamento da taxa de inscrição no valor de R$ 108. O pedido de isenção da taxa pode ser feito entre 03 e 05 de maio por candidatos que constam no Cadastro Único do governo federal, pessoas que prestaram serviço eleitoral ou doadores de sangue.

ETAPAS – O processo seletivo de professores colaboradores se dará em duas etapas, como explica o diretor de Concursos e Avaliação da Unicentro, Manoel Carlos Ferreira da Silva. “As etapas do Teste Seletivo para professores colaboradores são prova didática e prova de títulos. A prova didática, conforme previsto no edital de abertura, presencial, lembrando que serão seguidas todas as medidas de biossegurança determinadas pelo governo federal e governo estadual em função da Covid-19”, detalha. “Para ser aprovado, o candidato tem que obter seis pontos. Dessa forma, ele fica habilitado para a classificação, que ocorrerá por meio da prova de títulos”.

O sorteio do ponto da prova didática é realizado no Campus Santa Cruz para as todas as vagas. Mas, como medida de prevenção ao coronavírus, evitando aglomerações, recomenda-se que o ponto sorteado para a temática das provas seja verificado durante a transmissão ao vivo, cujo link será divulgado no site de Concursos Unicentro. A aplicação das provas didáticas acontece na cidade de atuação da vaga concorrida, em datas e horários a serem divulgadas no dia 26 de maio. O resultado do Teste Seletivo sai em 16 de junho.

O diretor de Concursos e Avaliação explica como deve funcionar o início das contratações para os aprovados na seleção. “O teste seletivo para professores colaboradores foi aberto para atender demandas urgentes de 2021 e aquelas demandas que no transcorrer de 2022 apareçam. Isso acaba determinando uma diferença de início de contrato entre cada área ou matéria e cada vaga”, afirma Silva.