Via Araucária continua com melhorias no Lote 1 de rodovias do Paraná

Concessionária segue avançando nas obras, com foco na pavimentação, sinalização e serviços de conservação, garantindo mais segurança e conforto para os usuários

Assessoria de Imprensa – Via Araucária

Em prosseguimento com os serviços iniciais, a Via Araucária avança nas obras de recuperação de pavimento, fresagem, recomposição asfáltica, terraplenagem e selagem de trincas nas rodovias BRs-277, 373, 376, 476 e PR-423. Essas ações, também, incluem conservação, como recolhimento de resíduos, roçadas, pintura de faixas e instalação de tachas de sinalização, a fim de melhorar a segurança e o conforto dos usuários.

Entre as atividades programadas, estão a fresagem na BR-476, entre os quilômetros 195 e 197, na região da Lapa, e na PR-423, em Campo Largo, nos quilômetros 35 e 36. As intervenções de terraplenagem ocorrerão em Prudentópolis, na BR-277, nos quilômetros 294 e 295, e na BR-373, nos quilômetros 243 e 244, em Guamiranga. Também haverá obras na BR-476, nos quilômetros 144 e 145, em Araucária.

As melhorias de pavimentação incluem trechos estratégicos da BR-277, como nos quilômetros 163 a 168 e 195 a 200, em Palmeira, e nos quilômetros 245 a 250 e 257 a 262, em Irati. Em Prudentópolis, as obras acontecerão em ambos os sentidos nos quilômetros 286 a 281.

Adicionalmente, serão realizados trabalhos de recuperação de pavimento na BR-373, nos quilômetros 211 e 216, em Imbituva e Ipiranga, além de sela trinca na BR-277, abrangendo os quilômetros 187 e 186 em Palmeira, e nos quilômetros 255 e 256 em Irati.

As ações também acontecerão no período noturno, entre 21h e 05h, nos quilômetros 117 a 122 da BR-277, em Campo Largo, sentido Ponta Grossa, e em ambos os sentidos nos quilômetros 140 a 145, em Balsa Nova e Palmeira. Intervenções similares estão programadas para a BR-376, nos quilômetros 587 a 592, em Curitiba, sentido São José dos Pinhais.

Além dessas intervenções, outras atividades de conservação, como limpeza de drenagem, poda de árvores e reparos localizados, seguem em andamento. A implantação de defensas metálicas e sinalização horizontal também fazem parte do cronograma. Todos esses trabalhos estão incluídos nos serviços iniciais e devem ser concluídos até fevereiro de 2025, conforme o contrato de concessão com a ANTT.

Condutores, redobrem a atenção nos trechos em obras

A Via Araucária reforça a importância de seguir as sinalizações nos trechos em obras para garantir a segurança viária de todos. “Reduza a velocidade, mantenha uma distância segura do veículo à frente e esteja preparado para mudanças no tráfego. Essas atitudes são essenciais para a proteção de todos, incluindo os trabalhadores”, afirma Jorge Baracho, gerente de Operações da Via Araucária.

Além disso, a concessionária Via Araucária, desde julho, apoia o Movimento Afaste-se, que foi idealizado pela CCR Rodovias, e que indica que motoristas, ao se deparar com atendimentos médicos, mecânicos ou obras, mude de faixa – se possível e reduza a velocidade em 40 km/h a menos do que o limite regulamentado para a via.

Tais práticas de segurança viária ajudam a reduzir riscos de sinistros, aumentam a eficiência dos serviços e garantem um ambiente mais seguro para todas as pessoas.

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Atendimento de ocorrências

Entre os dias 19 e 25 de agosto, a equipe operacional da Via Araucária prestou assistência em 40 sinistros, realizou 308 socorros mecânicos, respondeu a 53 emergências médicas e combateu 52 focos de incêndio.

Pavimentação

Na última semana, foram fresados 6.273,5 m³ de pavimento e aplicadas aproximadamente 15.206,9 toneladas de asfalto convencional (CAUQ) e 790,8 toneladas de asfalto modificado com borracha (CAP), resultando na recuperação de 41,1 quilômetros de pista.

Terraplenagem

As atividades de terraplenagem incluíram a compactação de 4.270 m³ de aterro e a escavação de 3.080 m³ para estabilização de taludes, além da recuperação de um ponto de drenagem, 400 m² de hidrossemeadura simples e 848 m² de hidrossemeadura com biomanta.

Serviços de conservação

Limpeza de drenagens

Na última semana, foram desobstruídos 14.774 metros de drenagens e restaurados 3.955 metros de drenagem superficial.

Sinalização horizontal

Foram instaladas 4.589 tachas de sinalização e pintados 8.246 m² de faixas ao longo da semana.

Sinalização vertical

Entre 19 e 23 de agosto, 316 placas foram limpas, 81 placas obsoletas removidas e 297 novas produzidas, resultando na implantação de 135 m² de sinalização vertical.
Sobre a Via Araucária

A Via Araucária é a concessionária responsável pela operação, manutenção e modernização do Lote 1 do Sistema Rodoviário do Estado do Paraná, abrangendo 473 quilômetros de rodovias federais e estaduais. Esse trecho inclui os contornos Norte e Sul de Curitiba, as interligações entre municípios da Região Metropolitana de Curitiba e a rota entre a capital e Guarapuava, no Centro-Sul do Paraná, entre outros segmentos viários. O contrato de concessão assinado junto ao Governo Federal prevê investimentos da ordem de R$13,1 bilhões na restauração de rodovias, ampliação da malha viária e implementação de tecnologias e inovações que contribuam para a prestação de serviços de alta qualidade. Para mais informações: www.viaaraucaria.com.br

(I) BR-277/PR:
– Do acesso oeste de Curitiba/PR até a Ponte sobre o Rio Barigui, em Curitiba/PR;
– Do entroncamento com a BR-476, no município de Curitiba/PR, até o
entroncamento com a BR-373/PR-452 (Relógio), em Prudentópolis/PR;
– Do entroncamento com a BR-277/PR-431, no município de Campo Largo/PR, até o entroncamento com a BR-277/PR-431 (Fim do Contorno de Campo Largo), em Balsa Nova/PR;
– Do acesso a Santa no município de Balsa Nova/PR, até o entroncamento com a
PR-423, em Balsa Nova/PR.
(II) BR-373/PR:
– Do entroncamento com a BR-373/PR (Caetano) no município de Ponta Grossa/PR,
até o entroncamento com a BR-277/PR (Relógio), em Prudentópolis/PR.
(III) BR-376/PR:
– Do entroncamento com a BR-476 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR, até o entroncamento com a BR-116/476 (Curitiba Sul/Pinheirinho), em Curitiba/PR.
(IV) BR-476/PR:
– Do entroncamento com a BR-376/277 (P/Araucária) no município de Curitiba/PR,
até o entroncamento com a PR-427 (P/ Porto Amazonas), em Lapa/PR.
(V) PR-418:
– Do entroncamento com a BR-277/PR (Campo Comprido) no município de
Curitiba/PR, até o entroncamento com a PR-417, em Colombo/PR.
(VI) PR-423:
– Do entroncamento com a BR-276 (Araucária) no município de Araucária/PR até o entroncamento com a BR-277 (Pista Direita), em Campo Largo/PR.
(VII) PR-427:
– Do entroncamento com a BR-476 no município da Lapa/PR, até o entroncamento
com a BR-277, em Palmeira/PR.

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