Maior evento nacional do folclore ucraniano acontece em Prudentópolis

Reprodução A cidade em que mais possui ucranianos no Brasil e que sempre enfatiza sua cultura e tradição, recebe no

Reprodução

A cidade em que mais possui ucranianos no Brasil e que sempre enfatiza sua cultura e tradição, recebe no próximo mês o maior evento do folclore ucraniano do país, o Festival Nacional de Danças Ucranianas.

O evento acontece junto com a Virada Cultural de Prudentópolis, na edição de 2018, que inicia no dia primeiro de novembro, na Praça da Matriz, terá atividades culturais, apresentações artísticas, feira de artesanato, gastronomia, roda de chimarrão e dia do livro na praça.

Também terá o festival Estudantil da Canção que compreende duas categorias, música popular brasileira e música sertaneja. Para ambas as categorias as inscrições podem ser feitas para a faixa etária infantil ou juvenil.

O festival de danças encerra a Virada na noite de sábado (03), que contará com um grande número de dançarinos das diversas regiões do Brasil e do exterior. O evento é uma realização do grupo folclórico ucraniano brasileiro Vesselka, e tem como objetivo a preservação e divulgação da cultura ucraniana, além da integração entre os diversos grupos de danças da comunidade ucraniana do Brasil.

Chegando a sua 25º edição, o evento será realizado no município por ser nacionalmente conhecido como A pequena Ucrânia brasileira, pois preserva até hoje os costumes trazidos pelos imigrantes, com as igrejas ucranianas em estilo Bizantino. Essa é a quarta vez que o festival é realizado no município, os anos anteriores foram em 1997, 2001 e 2008.

O evento ucraniano acontece no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert. A entrada custa R$ 15, e podem ser adquiridos na secretaria da Igreja São Josafa, na Farmassim 24h e com os componentes do Grupo Vesselka.

60 ANOS DE HISTÓRIA
A realização do 25º Festival vem em encontro as comemorações de 60 anos do Grupo Folclórico Ucraniano Brasileiro Vesselka, que foi fundado em 1 de agosto de 1958 pelo Pe. Efraim Krevey (in memorian), sob a coordenação das Catequistas do Instituto Secular do Sagrado Coração de Jesus, Nádia Shulan (in memoriam) e Ana Hotz.
O Grupo é reconhecido nacionalmente, colecionando participações em diversos festivais, shows em feiras, exposições, congressos e outros. Obteve total sucesso na Feira Nacional da Arte e Cultura de Foz do Iguaçu (FENARTEC), onde participou 18 anos consecutivos.
A palavra Vesselka significa arco-íris, que simboliza o selo da Aliança do Criador com suas criaturas. O grupo o escolheu como lema, pois seus integrantes visam preservar o amor a Deus e a fidelidade as tradições que caracterizam a alma ucraniana.

PROGRAMAÇÃO

Dia 01, início da Virada Cultural, às 9h, na Praça da Matriz, com feira gastronômica e artesanal. Às 14h começa o Festival Estudantil da Canção;

No dia 02, as atividades culturais continuam. A partir das 14h começa o Dançando na Praça; Ás 17h terá show especial com o violinista e compositor David Tavares;

No dia 03 acontece o Festival Nacional de Danças Ucranianas, as 19h, no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert.