Associação dos Artesãos, Artes e Sabores tem nova sede

Sala fica no prédio da Rodoviária do município

Na manhã de terça-feira (19), foi realizada a entrega da sala sede para a Associação Iratiense de Artesãos, Artes e Sabores, local que marca ponto da Economia Solidária (Ecosol) em Irati. Trata-se de uma das salas localizadas no espaço da rodoviária.

A presidente da Associação, Irene Matilde Galvão, citou que o espaço é importante para que a população conheça o trabalho que a instituição desenvolve. "Existem artesãos, existe gente com muita boa vontade de trabalhar com isso em Irati. Corremos atrás dos nossos direitos, e por isso chegamos até aqui", citou.

O professor Luiz Alexandre Gonçalves Cunha, coordenador da Incubadora De Empreendimentos Solidários (IESol), projeto de extensão da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), relembrou todo o histórico da jornada traçada para a consolidação da Associação de Artesãos, Artes e Sabores no município de Irati, reafirmando a importância deste espaço para o desenvolvimento das atividades.

Milene Aparecida Padilha Galvão, secretária da Associação, que esteve presente na cerimônia, ressaltou que os artesãos movimentam a Economia. "Com a Associação regularizada e com este espaço para funcionamento, vamos mostrar para a população a qualidade dos produtos que são vendidos aqui, trazendo um conceito diferente de artesanato, tendo como principal base o trabalho coletivo. Esta associação busca uma renda para todo mundo, não só para uma pessoa. Este é o preceito da Economia Solidária", explicou.

Estiveram presentes na cerimônia: o prefeito licenciado Jorge Derbli; o prefeito interino Nei Cabral; o secretário de Cultura, Patrimônio Histórico e Legado Étnico, Alfredo Van der Neut; os vereadores José Bodnar e Roni Surek; e a chefe do escritório regional da Secretaria de Estado da Justiça, Família e Trabalho do Paraná, Marisa Massa Lucas.