Superando a última edição, mais de 3300 veículos são abençoados durante a 74ª Festa de São Cristóvão em Irati

Em 2019, cerca de 2991 automóveis e motocicletas compareceram a benção

Amanda Borges, com informações do demonstrativo da 74ª Festa de São Cristóvão

Cerca de 3341 motoristas levaram seus carros, motos e caminhões para receber a tradicional “benção dos veículos” da Festa de São Cristóvão em Irati. O evento, promovido pela Paróquia Nossa Senhora da Luz, chegou a sua 74ª edição e faz história no município. Mesmo após dois anos de pausa, a festa bateu recordes de público durante as atividades, já que, em 2019, 2991 veículos foram benzidos.

Tudo isso ocorreu na Rua XIX de Dezembro, durante as mais de quatro horas de benção, que teve início às 09h30 e término às 13h40. Os veículos começaram a ser abençoados no final da missa e início da procissão de São Cristóvão, que percorreu 8km e 300m até retornar à matriz Nossa Senhora da Luz. De acordo com um dos organizadores da benção, Vanderlei Kawa, este é o “terceiro ano deste trajeto pelas ruas da cidade, aprovado pela população e motoristas”.

Além disso, a arrecadação voluntária de fundos, que ocorre todos os anos, também superou o esperado. Os motoristas que participam da bênção recebem uma lembrança da festa e são convidados a contribuir com a quantia que sentirem que devem. Este ano, a boa vontade dos condutores resultou em R$ 9.098,30. O valor será destinado à Pastoral de Ações Sociais da paróquia.

Na nota divulgada pela organização da festa, a comissão agradece aos sacerdotes e freis que compareceram à Irati na data para colaborar com o evento, além de todos os leigos que se engajam todos os anos. Os organizadores também demonstram gratidão aos patrocinadores e à imprensa. “Agradecimentos aos nossos motoristas, agricultores, motoqueiros e ciclistas que participaram da celebração e procissão”, complementa a nota.  

ORGANIZAÇÃO

O evento só é possível graças à colaboração de várias pessoas e instituições. Entre elas, a Paróquia Nossa Senhora da Luz que, além de ceder o espaço, também está por trás de toda a organização; os integrantes da Ordem Franciscana Secular (OFS) de Irati, em parceria com os Freis capuchinhos vindos de outras cidades do Paraná para colaborar com a benção;  a segurança da festa ficou sob responsabilidade da Polícia Militar de Irati, Corpo de Bombeiros, Departamento de Trânsito de Irati (IRATRAN) e Guarda Municipal. Além disso, a organização do evento trabalhou em parceria com a Associação dos Municípios Centro do Sul do Paraná (Amcespar) e a Prefeitura Municipal.