Virada Cultura começa nesta quinta-feira (1) em Prudentópolis

Grupo Vesselka se apresenta no maior Festival Nacional do Folclore Ucraniano /Foto: Reprodução Começa nesta quinta-feira (01) a Virada Cultural,

Grupo Vesselka se apresenta no maior Festival Nacional do Folclore Ucraniano /Foto: Reprodução

Começa nesta quinta-feira (01) a Virada Cultural, edição 2018, em Prudentópolis. A cidade em que mais possui ucranianos no Brasil e que sempre enfatiza sua cultura e tradição, recebe também o maior evento do folclore ucraniano do país, o Festival Nacional de Danças Ucranianas, que encerra as atividades da Virada Cultural.

O evento será na Praça da Matriz, e contará com uma grande programação, além de apresentações artísticas, feira de artesanato, gastronomia, roda de chimarrão e dia do livro na praça. Será um final de semana com muitas atividades culturais. Vale a pena passar o feriado em Prudentópolis, além de toda esta programação, tem a natureza exuberante das cachoeiras, comenta a secretária de Turismo do município, Nadir Vozivoda.

O Festival Estudantil da Canção deve animar os jovens no primeiro dia, que terá duas categorias, música popular brasileira e música sertaneja. Para ambas, as inscrições podem ser feitas para a faixa etária infantil ou juvenil. O Dançando na Praça acontece no segundo dia de evento, e o show de David Tavares deve encerrar o dia em grande estilo.

Na noite de sábado (03), acontece o maior Festival de Danças que conclui as atividades da Virada Cultural. É esperado um grande número de dançarinos das diversas regiões do Brasil e do exterior. O evento é uma realização do grupo folclórico ucraniano brasileiro Vesselka, e tem como objetivo a preservação e divulgação da cultura ucraniana, além da integração entre os diversos grupos de danças da comunidade do Brasil.

Chegando a sua 25º edição, o evento será realizado no município por ser nacionalmente conhecido como A pequena Ucrânia brasileira. Essa é a quarta vez que o festival é realizado em Prudentópolis, os anos anteriores foram em 1997, 2001 e 2008.

O evento ucraniano acontece no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert. A entrada custa R$ 15. Podem ser adquiridos na secretaria da Igreja São Josafa, na Farmassim 24h e com os componentes do Grupo Vesselka.

Reprodução

PROGRAMAÇÃO

Dia 01, início da Virada Cultural, às 9h, na Praça da Matriz, com feira gastronômica e artesanal, e outras atividades. Às 14h começa o Festival Estudantil da Canção;

No dia 02, as atividades culturais continuam. A partir das 14h começa o Dançando na Praça; Ás 17h terá show especial com o violinista e compositor David Tavares;

No dia 03 acontece o Festival Nacional de Danças Ucranianas, às 19h, no Ginásio de Esportes Gilmar Agibert.