Azulão lança projeto para voltar à elite do futebol paranaense

O projeto denominado Iraty, nós construímos foi exposto para a comunidade na noite desta quinta-feira (25), no Park Dance. Foto:

O projeto denominado Iraty, nós construímos foi exposto para a comunidade na noite desta quinta-feira (25), no Park Dance. Foto: Israel Macedo

ora da elite do futebol paranaense há seis anos, desde que foi rebaixado em 2012, o Iraty Sport Club inicia os trabalhos para a temporada 2019 com o intuito de voltar à elite estadual. Mas, com algo diferente dos últimos anos, que é um planejamento em diversos setores, através de um projeto para os próximos dez anos, denominado Iraty, nós construímos, que foi exposto para a comunidade na noite desta quinta-feira (25), no Park Dance.

O clube firmou parcerias para a temporada do ano que vem com a Colaço Sports e a SM Sports, através de Sergio Malucelli. A Colaço Sports iniciou os trabalhos de apuração da situação jurídica e financeira do clube, além disso irá cuidar da parte comercial, através da venda de patrocínios e também da gestão de marketing da equipe. A SM Sports vai ceder o elenco com 18 jogadores, alguns que estão disputando a Série B do Campeonato Brasileiro pelo Londrina. Além da comissão técnica e os alojamentos, que a Casa do Atleta, que passou por reforma e está pronta para utilização.

O presidente do Iraty, Cícero Moreira Gomes (Xirú) comenta que as parceiras surgiram através da necessidade um planejamento técnico e profissional. As parcerias firmadas mostram a seriedade do projeto, que busca reestruturar o clube com objetivos claros e ousados. A partir da soma das parcerias, queremos ter um bom relacionamento com todos, trabalhando em benefício do clube e do município, relata.

Um dos objetivos do projeto é engajar a comunidade iratiense para que compareça aos jogos. Foto: Osmair Turko

O Iraty retomou o futebol profissional em 2016, disputando a Terceirona, onde conquistou o vice-campeonato e o acesso à 2ª divisão. Em 2017, o time ficou próximo de conseguir o acesso para a 1ª divisão, mas perdeu a classificação ao ser derrotado pelo União, por 1 a 0, no último jogo da segunda fase. O técnico e gestor na época era Play de Freitas, que deve ser o treinador da equipe no novo projeto ao lado do ex-jogador do Azulão, Marco Antonio, que deve ser o auxiliar e preparador de goleiros.

Orlando Segundo Colaço, diretor da Colaço Sports, explica que os trabalhos pontuais já estão sendo realizados e que o objetivo é entrar para brigar pelo título em todas as competições. Iniciamos as apurações jurídicas do clube e estamos em busca dos patrocínios. Acreditamos na possibilidade de contarmos com empresários da região por meio de um projeto autossustentável em que a cidade faça parte disso tudo. Temos também o objetivo de engajar a comunidade iratiense, através de muitas ações, para que todos possam colaborar nesse novo caminho do Iraty, enfatiza.

TEMPORADA 2019

A equipe irá disputar a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense, a Taça FPF Sub-23, que depende ainda da confirmação da realização da disputa e também competirá nas categorias de base do estadual. O elenco de jogadores deve se apresentar no dia 7 de janeiro. O arbitral da Segundona deve definir a data e o formato da competição em 2019.

TORCIDA

A Colaço Sports está formulando o passaporte do torcedor, que será um cartão magnético, onde os interessados poderão comprar o pacote com todos os jogos da equipe, necessitando levar apenas o cartão nos dias de jogos. A empresa também deve providenciar as catracas magnéticas para modernizar o sistema para os torcedores que adquirirem o passaporte.

Além disso, o passaporte contará com um clube de benefícios, que será feito em parceria com comerciantes e empresários da cidade, através de descontos para os torcedores. Também serão realizados eventos como a Garota Iraty, apresentação de uniformes e jogadores, venda de produtos licenciados e também jogos beneficentes com ex-jogadores do clube.

APROXIMAÇÃO COM A COMUNIDADE

Os profissionais da comissão técnica e também os que irão atuar no clube serão de preferência os que residirem em Irati ou que já tem uma identificação com o Azulão. Alguns atletas da cidade, que forem indicados por Play de Freitas, irão compor o elenco do próximo ano.  A SM Sports também irá instalar o Instituto Jorge Malucelli, que será um catalizador de projetos sociais e de formação de atletas. Além de aproximar alunos de escola da região, que poderão conhecer as instalações do clube.

EMPRESÁRIOS LOCAIS

Será dada preferência para que os patrocinadores do clube sejam todos da região, fortalecendo ainda mais a identidade do clube com os empresários locais. Também serão realizadas auditorias que trarão transparência para os investidores.

O projeto que trará receita para o clube já está com valores prontos, além dos locais de inserção destes patrocínios como placas, uniformes de treino e jogos, redes sociais, entre outros. A Sinal Z é a primeira empresa parceira, que irá reformar alguns espaços onde serão colocadas as faixas dos patrocinadores e também irá incluir um placar do jogo no estádio.

Com 104 anos de história, o Iraty coleciona títulos importantes como o Campeonato Paranaense em 2002, Campeão do Interior, participações na Copa do Brasil, além de já ter formado atletas, que atualmente estão no exterior e em grandes clubes do país.