Equipes femininas de futebol do Colégio Estadual Faxinal dos Francos vão para a fase final de competição estadual

Meninas de comunidade do interior venceram a fase macrorregional do Bom de Bola e vão para Campo Mourão no fim do mês

O sábado (05) foi de inspiração para os dois times do Colégio Estadual Faxinal dos Francos, do município de Rebouças. Representando o Núcleo Regional de Educação (NRE) de Irati, as equipes femininas levaram os títulos nas categorias 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, na fase macrorregional dos Jogos Escolares – Bom de Bola, que foi realizada em Paulo Frontin.

Depois de passarem com sucesso pela fase regional, que foi realizada em Irati, elas carimbaram seu passaporte para a final. A camisa 10 da equipe de 12 a 14 anos, Brendha Silva, uma das jogadoras de destaque no Bom de Bola, marcou três gols, sendo um no último jogo. “Foram jogos puxados e a gente estava preocupada na competição porque o time não estava muito concentrado. Mas, conversamos: se não jogarmos sério para sermos campeãs, vamos estar fora e, no sábado (05), poderemos só cumprir tabela. Mas o que importa é que estamos na final e somos campeãs!”, destacou a atleta.

Quem deu assistência para o gol de Brendha, que garantiu o resultado, foi Thalita Bortoletto. “Nosso time é bom, só que entramos muito desanimadas e sem concentração. Isso mostra que, quando a gente se concentra, as coisas dão certo”, completou a lateral da equipe.

Mais uma equipe campeã

A equipe do Colégio Faxinal, de 15 a 17 anos, buscava fazer gols para garantir a classificação para a fase final da competição. E, na última partida do grupo único, Faxinal pôde soltar o grito de campeão ao apito final do árbitro com o placar de 1×0.

Amanda Langaro, capitã da equipe, fala da trajetória de seu time na fase macrorregional. “Começamos a competição com vitória sob o time de Reserva do Iguaçu. Já, no segundo jogo, relaxamos contra o Colégio Estadual Padre Carlos Zelesny, de Ponta Grossa, e perdemos de 4×1. Nossa goleira se machucou e nós tivemos que improvisar outra atleta nesta posição”.

Elas sabiam que o terceiro desafio, contra a equipe da casa, seria difícil. “Também é um time muito forte, de qualidade, pois a gente assistiu aos jogos delas e sabia do potencial. Mas nós nos esforçamos com dedicação e concentração. Nossa equipe jogou com muita raça”, descreve a lateral e autora do gol que consagrou o título.

Programa AETE formando atletas no Paraná

O Colégio Faxinal dos Francos faz parte do programa do governo do Estado de Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (AETE), que atende alunos da rede pública estadual de ensino. O objetivo do AETE é contribuir para o desenvolvimento esportivo escolar e a melhoria de qualidade de vida do estudante, no sentido de sua autorrealização, integração e efetiva participação nas competições esportivas.

O professor e treinador das equipes, Ricardo Hirt, conta que as meninas precisam percorrer 17 km para treinar no campo da cidade, pois sua escola não possui um local adequadoo. “Não temos campo no colégio e, como elas são do interior, a gente dá o almoço para elas treinarem e, depois, retornam para casa. O treino é firme, tanto é que temos atletas que jogam em outras categorias comigo, como no futsal. A jogadora Brendha da Silva, por exemplo, já participa do adulto da Liga de Irati.

Para demonstrar o resultado do bom trabalho, ele cita que as meninas da categoria 12 a 14 anos, por exemplo, perderam todos os jogos em 2018, antes do projeto. “Neste ano, a gente fechou o grupo para trabalhar e, nos 21 jogos oficiais, entre eles de futsal e do Bom de Bola, foram 17 vitó;rias, três empates, perdendo apenas um jogo, que foi para a equipe de Arapoti – campeã paranaense de futsal”, analisa Hirt.

O professor descreve que este é um trabalho excepcional das atletas e que as duas equipes estão com boa expectativa para representar o NRE de Irati na fase final do Bom de Bola, que acontece entre os dias 25 e 30 de outubro, em Campo Mourão.

O Bom de Bola é uma realização do Governo do Estado, por meio da Superintendência do Esporte, com o apoio da cidade de Paulo Frontin.