Quatro equipes da região vão para a final do Bom de Bola

Núcleo Regional de Educação de Irati teve 100% de aproveitamento na competição

Entre os dias 03 e 06 de outubro, aconteceu a fase macrorregional dos Jogos Escolares – Bom de Bola, no município de Paulo Frontin, que recebeu os representantes vencedores das fases regionais dos Núcleos de Educação de Irati, Ponta Grossa, Guarapuava e União da Vitória. Escolas de Rebouças, Prudentópolis e Rio Azul passaram para a fase final da competição.

Com 100% de aproveitamento das equipes representantes, o Núcleo Regional de Irati garantiu vagas em todas as categorias – 12 a 14 anos e 15 a 17 anos, no masculino e feminino. “É a concretização do trabalho que os professores estão realizando com os alunos nas suas escolas. Ressaltamos que todos os classificados ministram programas de Aulas Especializadas de Treinamento Esportivo (Aete), do governo do Estado, nas escolas de futsal e que, neste momento, contribuiu muito para os ótimos resultados. Os jogos são para os nossos alunos e deixamos bem claro entre eles que os mesmos devem ter comprometimento, educação e respeito ao adversário”, ressalta a coordenadora de Educação Física do NRE de Irati, Iris Floriani. Além disso, ela completa explicando que os alunos também devem ser bons nas demais atividades da escola.

De Rio Azul, a equipe masculina do Colégio Estadual Chafic Cury se classificou em primeiro lugar na categoria 12 a 14 anos. Para obter bons resultados, os meninos treinam quatro vezes por semana em dois projetos. “Temos uma parceria entre a Prefeitura de Rio Azul com o Colégio Chafic Cury, em que os meninos treinam no projeto Escola Furacão e, também, pelo programa Aete, com a professora Jackeline Simon”, conta o professor e treinador, Luiz Fernando Bonotto.

No masculino, quem também conquistou uma vaga foi o Colégio Estadual Barão de Capanema, do município de Prudentópolis, que fechou sua participação na segunda colocação na fase macrorregional, na categoria 15 a 17 anos.

Já, na concorrência às vagas femininas, o Colégio Estadual Faxinal dos Francos, de Rebouças, fez dobradinha e terá representante nas duas categorias. Elas também participam do Aete, que é um programa que atende alunos da rede pública estadual de ensino. O objetivo do Aete é contribuir para o desenvolvimento esportivo escolar e a melhoria de qualidade de vida do estudante, no sentido de sua autorrealização, integração e efetiva participação nas competições esportivas.

O professor e treinador das equipes, Ricardo Hirt, conta que as meninas precisam percorrer 17 km para treinar no campo da cidade, pois sua escola não possui um local adequado. “Não temos campo no colégio e, como elas são do interior, a gente dá o almoço para elas treinarem e, depois, retornam para casa. O treino é firme, tanto é que temos atletas que jogam em outras categorias comigo, como no futsal. A jogadora da nossa equipe, Brendha da Silva, por exemplo, já participa do adulto da Liga de Irati”, destaca.

As quatro equipes seguem para a fase final que será realizada entre os dias 25 e 30 de outubro, em Campo Mourão.