22 de março – Dia Mundial da Água

O objetivo da data é promover a consciência do uso sustentável da água

Esther Kremer

No dia 22 de março é comemorado o Dia Mundial da Água. A data foi criada em uma conferência sobre Meio Ambiente em, 1993, pela ONU (Organização das Nações Unidas). Todos os anos, a mesma instituição escolhe um tema para o dia e em 2022, o tema escolhido foi “águas subterrâneas: tornando o invisível visível”, em que o tema aborda questões sobre o agronegócio.
O objetivo da data é promover a consciência do quanto a água é importante para a sobrevivência de todos os seres vivos, do seu uso sustentável e, também, a conservação dos rios, evitando a poluição.


Um dos maiores problemas atualmente é o desperdício da água. Veja algumas formas de combate-lo e usar a água de uma maneira sustentável.
• Cronometrar o banho: um banho de aproximadamente 15 minutos gasta, em média, 135 litros de água. O correto é baixar este tempo para no máximo cinco minutos;
• Escovar os dentes com a torneira fechada: manter a torneira fechada durante a escovação dos dentes ou a lavagem das mãos é essencial;
• Reaproveite a água: utilizar a água da máquina de lavar para limpar as calçadas, molhar o quintal e até as plantas;
• Corrigir vazamentos: muitas vezes um vazamento não é perceptível, mas logo que for encontrado, deve ser solucionado. Isto evita o desperdício e o aumento na conta de água;
• Não lave o carro e a calçada com mangueiras: isso vai ajudar muito o planeta, pois economiza até 120 litros de água.
• Feche bem as torneiras: uma torneira pingando ou vazando pode gastar até 40 litros de água por dia.

Depois que você já estiver habituado com estas pequenas mudanças, é hora de mudar o mundo ao seu redor. Converse com a família, amigos e vizinhos, para que eles também sejam conscientes e evitem o desperdício.
Este problema não vai afetar somente o presente, mas as próximas gerações podem sofrer muito com a escassez da água. Utilize a água de forma consciente.

Sugestão de atividades sobre 
o Dia da Água

Mural das necessidades: em um cartaz, escreva tudo o que você faz no dia a dia que precisa utilizar água. O objetivo é mostrar para as crianças a importância da água em nossa vida. 
Cartaz consciente: pedir para que formem grupos e produzam um cartaz sobre a importância em não desperdiçar água, pode ser desenho, poema, conto, etc. Os trabalhos podem ficar expostos em um mural na escola. 

Professora, mande a atividade da sua turma sobre o Dia da Água para o e-mail da Folha de Irati [email protected] e apareça na próxima edição do Folha na Escola.

Atividade destaque da edição do dia 18/03

Alunos da Escola Floresval Ferreira, em Fernandes Pinheiro – Foto: Reprodução