Alimentos saudáveis podem ajudar você e também o Meio Ambiente

Esther Kremer

Prestar atenção na alimentação também é uma das formas de ajudar a prolongar a vida do nosso planeta. Você sabia que as embalagens dos alimentos industrializados podem demorar muitos anos para sumir do Meio Ambiente?

Todos os alimentos saudáveis que consumimos, desde frutas e legumes até feijão e arroz, são resultados do trabalho de um agricultor ou de uma agricultora. Até mesmo o lanche da escola, são frutos de uma rede chamada “Agricultura Familiar”.

Segundo a cartilha sobre conscientização em defesa a natureza do projeto “Chico Bento embaixador do WWF-Brasil”, uma parceria entre Mauricio de Souza Produções e a WWF-Brasil, 77% das propriedades rurais são de agricultores e grande parte do alimento que consumimos vem destes locais.

Como o alimento chega até a nossa casa?

  1. Recursos naturais: é o processo em que o alimento se desenvolve no solo, com as vitaminas e os demais componentes que precisa para existir;
  2. Pecuária e agricultura: este é o processo em que o agricultor vai plantar o alimento, cuidar e depois colher para que, em algum momento, chegue ao nosso prato;
  3. Processamento: nesta etapa, o alimento se transforma e é o exemplo da tapioca, que era mandioca e, com o processamento vira a farinha de tapioca. Nesse caso de frutas, este processo não existe;
  4. Transporte: depois do processamento, o transporte leva o alimento até os pontos de venda, para que a população possa compará-lo;
  5. Venda: nesta etapa, as mercadorias chegam até os supermercados, feiras, lojas, etc;
  6. Consumo: por fim, o alimento chega até a nossa mesa.

Entendendo este processo, podemos dar mais valor ao trabalho de todos os envolvidos para que possamos consumir alimentos com qualidade.

As vantagens do alimento mais saudável

Existe uma série de benefícios quando nos alimentamos de uma forma saudável, com alimentos de agricultura familiar e que não passam por um processo de industrialização.

  • A comida é mais fresca e saborosa, pois é respeitado o tempo da natureza e época de cada alimento;
  •  Economiza-se dinheiro, principalmente, na época certa de cada alimento, em que há uma produção em maior quantidade e, por isso, diminui-se o preço.
  • A sua saúde é enriquecida e você ficará doente com menos frequência, visto que os alimentos, quando naturais tem uma grande quantidade de vitaminas que o nosso corpo necessita;
  • Ajuda o meio ambiente a ficar menos poluído, pois o consumo de alimentos industrializados produz cada vez mais lixo que demoram anos para se decompor.

Na sua escola, as merendeiras utilizam os produtos da agricultura familiar e os alimentos sempre são fresquinhos e saudáveis. Com a ajuda de uma nutricionista, elas montam um cardápio saboroso que é escolhido pensando no bem-estar de cada aluno.

Com a ajuda da professora, mande para o e-mail [email protected] uma foto da merenda escolar da sua escola e apareça na próxima edição do Folha na Escola.

Foto: Mauricio de Souza Produções
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.