Alunos da Escola Matilde realizam Ato Cívico alusivo ao Dia da Independência
Desfile e apresentações culturais destacam importância do patriotismo e cidadania
Sthefany Brandalise
Na sexta-feira (6), os alunos da Escola Municipal Matilde Araújo do Nascimento participaram de um Ato Cívico alusivo ao Dia da Independência, realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação. O evento fez parte das comemorações do 7 de setembro, destacando a importância do patriotismo e da cidadania.
Durante a cerimônia, os estudantes realizaram um desfile e apresentaram diversas atividades temáticas que exaltaram os valores da independência e celebraram a história do Brasil. Entre as apresentações, houve a encenação do famoso grito de “Independência ou Morte”, de Dom Pedro, além de representações das diversas regiões do país, destacando a diversidade e riqueza cultural do Brasil. As crianças também entoaram o Hino Nacional.
O prefeito de Irati, Jorge Derbli destacou o envolvimento e entusiasmo dos estudantes: “as crianças fizeram uma belíssima apresentação e uma demonstração de patriotismo na comemoração da independência do Brasil. Tivemos o Dom Pedro, apresentações, as crianças marchando, uma festa muito bonita das crianças. Parabéns a todos que participaram e que organizaram”.
A diretora da escola, Silmara Thomaz, enfatizou o desejo de continuar com essa tradição. “Pretendemos que todos os anos a gente possa vir e fazer os desfiles e as apresentações, pois isso faz falta para esses. Eles ficam felizes de poder estar ensaiando, de cantar o hino, e fazer essa linda apresentação”, diz.
Além das apresentações culturais e cívicas, o evento também reforçou valores de inclusão e igualdade. A coordenadora da escola, Bruna Gabrieli Petranskei, destacou a importância de envolver todos os alunos nas atividades. “A gente acha importante que os alunos estejam todos juntos nesses momentos. Eles participam juntos, sem nenhuma diferença, sem nenhuma distinção. E a gente preza muito por isso, por essa inclusão na nossa escola. Sabemos que todos são iguais, todos têm capacidade, e nós amamos cada um do seu jeitinho, pois eles são perfeitos do jeito que são”, comenta.
A secretária de Educação, Jandira Girardi, reforçou a importância de realizar esse Ato Cívico. ‘” Ano passado a gente já fez esse evento e gostamos muito. Então, novamente eu pedi para que eles nos presenteassem com uma apresentação, para não deixar passar em branco essa data do sete de setembro. Tudo é através da educação, o conhecimento, as datas comemorativas”, afirma.