Alunos de Imbituva aprendem sobre cuidados com a natureza

Os alunos da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, de Imbituva, puderam aprender sobre os cuidados com a

Os alunos da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão, de Imbituva, puderam aprender sobre os cuidados com a natureza durante a realização do projeto Semeadores do Futuro.

A Escola, situada na zona rural, na localidade de Palmar, realizou algumas ações externas também, no trabalho de conscientização ambiental.

 

De acordo com a Escola, após o estudo de campo, os alunos confeccionaram material para realizar uma campanha de conscientização do ser humano quanto ao destino correto do lixo doméstico, através de cartazes colocados em lugares públicos. A equipe do Posto de Saúde da localidade, auxiliou os alunos ministrando através de sua enfermeira, Edinéia Desck, uma palestra para os mesmos.

Também, uma vez por semana, o grupo com a professora juntava o lixo jogado na frente da escola por pessoas que passam na rodovia, e também os que eram jogados ao redor do posto de saúde e da igreja, estas ações continuam acontecendo.

NA ESCOLA

O trabalho de campo e meio ambiente também contribuiu para os próprios estudantes. Como a escola não pode oferecer aos alunos remédios farmacêuticos, a professora deu a ideia de plantar ervas medicinais. A partir de uma pesquisa, as quais foram e ainda são utilizadas em muitos domicílios para resolver pequenos problemas como dores de barriga, calmante, e aromatizante de chimarrão.

Após a pesquisa das ervas mais utilizadas, iniciou-se o cultivo de um espaço destinado às ervas medicinais, dentro da escola com mudas de plantas enviadas pelas famílias dos alunos. A medida que os alunos foram acompanhando o crescimento das plantas, houve também a utilização das ervas em chás, oferecidos à alunos que se queixam de dores, sempre realizando a comunicação para a família.