Alunos de Imbituva produzem cartaz de conscientização sobre o lixo marinho

Turma é do 4º ano A da Escola Maria Olívia Alves Pontarolo

Esther Kremer

Os alunos 4º ano A, da Escola Maria Olívia Alves Pontarolo, de Imbituva, realizaram uma atividade referente ao lixo marinho. A professora responsável pela turminha, Karin Stadler Retzlaff, utilizou a página do Folha na Escola referente a matéria “Um mar de lixo: veja como o lixo marinho pode prejudicar a vida dos animais” para explicar a importância de cuidar da vida marinha.
Os alunos realizaram a leitura da página, colaboraram com a discussão proposta pela professora e também assistiram ao vídeo, disponibilizado por QRCode na página, e por fim, confeccionaram cartazes com o objetivo de conscientizar outros alunos da escola a não jogar lixo nas ruas e proteger o Meio Ambiente.
Professora, se a escola em que você trabalha tem um projeto sobre sustentabilidade ou se você realizou com a turma alguma atividade sobre o tema, mande para o e-mail [email protected] e apareça na próxima edição do jornal impresso.

Alunos do Colégio Estadual Getúlio Vargas visitam a sede da Folha De Irati

Os alunos do 7º e 6º ano visitaram a Folha na terça- -feira (31) com o objetivo de conhecer e esclarecer dúvidas sobre o jornal impresso.

Relato da Professora

Karin Stadler Retzlaff

Os oceanos e mares sofrem com a poluição causada pelo ser humano. A poluição oceânica é proveniente principalmente de esgotos, produtos químicos e tóxicos, além do petróleo, que provocam sérios prejuízos à vida marinha, e também ao homem.
Todos os dias os oceanos e mares recebem milhões de toneladas de substancias poluentes, esgoto doméstico, industrial, resíduos agrotóxicos, sem contar os lixos sólidos das mais variadas formas, como pneus, garrafas de refrigerante, latas, plásticos, entre tantos outros…

Mural feito pelos alunos como forma de conscientização com o lixo | Foto: Escola Maria Olívia Alves Pontarolo


Trabalhamos a leitura do jornal, identificando as partes que compõem o jornal e o gênero notícia, voltado para a conscientização com os alunos, olhando para a nossa realidade, em nossa cidade, onde ocorre a falta de comprometimento e respeito para com os leitos de nossos rios, matas e até mesmo com as ruas e calçadas, onde as pessoas que circulam por elas muitas vezes descartam o seu “lixinho” ali mesmo na calçada.
Os alunos foram bastante participativos, citando exemplos de como devemos respeitar o ambiente onde estamos inseridos. Desenvolvemos atividades em sala de aula como conversas sobre a temática, assistimos vídeos educativos voltados ao tema e desenhamos representações de atitude corretas e não corretas com relação ao descarte dos lixos em locais públicos e confeccionamos um cartaz.

Os alunos assistiram ao vídeo disponibilizado por QRCode | Foto: Escola Maria Olívia Alves Pontarolo