Alunos de Irati realizam trabalhos sobre atividades agrícolas e moradias na área rural

As crianças utilizaram o jornal como forma de fonte para enriquecer as atividades

Esther Kremer

Os alunos da Escola Francisco Stroparo, de Irati, realizaram diversas atividades utilizando o material disponível na página do Folha Escola e também outras matérias do jornal impresso.
A professora Elizabet Kortelt montou um plano de aula com diversas atividades para as crianças e utilizou a matéria sobre as queimadas, da edição do dia 20 de maio, para trabalhar com os alunos a temática e estimular a consciência sobre o cuidado com o Meio Ambiente. Ainda, a professora fez a leitura da matéria, uma roda de conversa, os alunos realizaram a cruzinha disponível na página e fizeram leitura de outras matérias do jornal para as atividades que foram propostas.
As crianças realizaram uma roda de convers aonde utilizaram uma das matérias do jornal e o tema foi as atividades agrícolas e moradias da área rural. Durante a atividade, os alunos sentaram no pátio da escola e discutiram sobre diversas sementes apresentadas pela professora como o milho e o feijão.
Ao fim, as crianças levaram como atividade para casa o desafio de fazer uma maquete sobre o tema trabalhado e discutido.
Segundo a professora, a atividade foi concluída com os alunos realizando o plantio de temperos na horta orgânica da escola, assunto que também já foi trabalhado em edições passadas do projeto.
RELATO DA PROFESSORA

Elizabet Kortelt
Para iniciar, foi apresentada e entregue uma cópia do jornal para cada aluno e após, falado sobre a imprensa, que as mesmas notícias e informações que eles assistem na TV são registradas de forma impressa.
Trabalhamos a Folha Escola com a leitura da reportagem, roda de conversa e em seguida o caça palavras. A partir desta reportagem, foi elaborado um plano de aulas.
No pátio da escola, com várias sementes e um exemplar de jornal para cada aluno, foi feita a leitura compartilhada da reportagem, conversas e trocas de informações sobre atividades agrícolas e moradias na área rural.
Após, foi passado o trabalho para os pais e solicitado para auxiliar a enriquecer as aulas, como resposta, recebemos as maquetes.
Para fechar o projeto de aulas a partir de reportagem, utilizamos as informações sobre a Festa do Agricultor em Guamiranga e plantamos temperos verdes na horta orgânica da escola, confeccionar cartazes com informações, figuras de atividades agrícolas e ainda temos famílias trazendo as maquetes.
Professora, se você realizou ou está realizando um atividade com seus alunos e utiliza o jornal, mande o seu relato e fotos para o e-mail [email protected] ou pelo Whatsapp (42) 98423-2331 e apareça na próxima edição do Folha Escola juntamente com a sua turminha.
Para saber mais sobre o tema sustentabilidade e cuidados com o Meio Ambiente, acesse o site da Folha de Irati e entre na categoria Folha Escola. A sua atitude pode mudar o nosso planeta.