Alunos do Projeto Folha na Escola realizam atividade sobre queimadas

As ações foram embasadas pela matéria disponível no jornal impresso

Esther Kremer

Os alunos do 5º ano A, da Escola Municipal Maria Alves Pontarolo, de Imbituva, realizaram uma atividade sobre o tema “queimadas”. A professora responsável pela turminha, Dircéia Kloster Bobato, utilizou o jornal impresso com a matéria “Saiba o que são as queimadas e a sua consequência ao Meio Ambiente” para conscientizar as crianças sobre o perigo em torno do assunto.

Sabemos como as queimadas são prejudiciais para o planeta e que no ano de 2021 foram registrados cerca de 27 mil focos de incêndios no Brasil, os alunos realizaram uma conversa sobre o tema fazendo a leitura da matéria e, assim, conseguiram embasamento para a aula.

Após este momento, as crianças realizaram a atividade do caça-palavras, também disponível na página do impresso e envolvendo o tema. Realizaram a produção de textos e, por fim, como atividade artística, coloriram a imagem do “Planeta Terra”, ofertada pela professora e desenharam imagens sobre o Meio Ambiente que, juntos, fizeram um cartaz.

Professora, mande a atividade da sua turminha para o e-mail [email protected] e apareça na próxima edição do Folha na Escola.

Relato da professora

Dircéia Kloster Bobato

As consequências das queimadas, de modo geral, são prejudiciais, tanto ao meio ambiente quanto à saúde humana. De forma direta, as queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e elas também emitem gases poluentes e fumaça, que causam mal à saúde do ser humano, quando inalados imediatamente.

A principal consequência do desmatamento está atrelada ao desequilíbrio ambiental provocado pela perda da vegetação nativa. A remoção da vegetação provoca uma grande perda da biodiversidade assim como a perda do habitat de animais e plantas, e, ainda, impacta diretamente na elevação do número de espécies em extinção como também a erosão do solo: a retirada da vegetação também deixa o solo mais exposto à ação do Sol, dos ventos e das chuvas, o que pode desencadear o seu processo de degradação.

Os trabalhos em sala de aula deram-se através de:

  • Leitura e discussão do tema;
  • Atividade no jornal (caça-palavras);
  • Produção de texto;
  • Atividade de arte, (colorir a imagem do “Planeta Terra” e desenhar imagens sobre o meio ambiente).