Alunos realizam blitz educativa em Imbituva

As ações da Semana Nacional do Trânsito foram encerradas de uma forma dinâmica em Imbituva. Os alunos da Escola Municipal

As ações da Semana Nacional do Trânsito foram encerradas de uma forma dinâmica em Imbituva. Os alunos da Escola Municipal Maria Boska Pedroso, localizada no centro da cidade, “multaram” motoristas imprudentes. A atividade faz parte do projeto Atitudes Simples Movem o Mundo com uma série de trabalhos sobre trânsito, educação e valores, realizados em sala de aula.

Com faixa e caracterizados, os estudantes chamaram a atenção no centro da cidade. Foto: Jaqueline Lopes

Em frente à escola e acompanhados por professores, as crianças identificavam os erros cometidos pelos motoristas como, parar em cima da faixa de pedestres, não utilizar o cinto de segurança, dirigir e falar ao celular ao mesmo tempo. Para o motorista imprudente, as crianças entoavam em voz alta ‘cadê o cinto? ’, e ‘parou na faixa! ’. A ação chamou a atenção de quem passou por lá.

A diretora da Escola, Marilda Tessari Gaspar, comenta que a atividade se fez necessária pelo alto índice de imprudência registrado na região. Temos 470 alunos e é um fluxo bem grande de pais com seus veículos, além de vans e ônibus. Portanto pensamos em fazer essa conscientização de todos, principalmente dos pais das crianças, diz a diretora.

Produzimos uma multa educativa junto com a Prefeitura e a Secretaria de Educação, para que os motoristas e pais dos alunos despertem a consciência que um minuto faz sim a diferença no trânsito. Eles também entregaram folders de conscientização, e uma lixeira para o carro, conta a professora responsável, Alcioni dos Santos Gonzaga.

OUTRAS ATIVIDADES

Em sala de aula, os alunos, ao longo dos meses, vêm trabalhando a atividade de leitura do Jornal Folha de Irati, através do Projeto Folha Escola. Na oportunidade, eles realizaram uma exposição de matérias sobre o trânsito e valores do dia a dia. A exposição contou também com outras atividades realizadas pelos estudantes que enriqueceram os conhecimentos sobre as boas práticas do dia a dia.

Foto: Jaqueline Lopes