Aquecimento Global: veja como este problema prejudica o Meio Ambiente

O aquecimento global está ligado ao aumento de temperatura que o planeta sofre por diversos fatores, um dos principais é a ação do homem

Esther Kremer

Você sabe o que é aquecimento global? Para entender melhor este conceito, vamos precisar falar sobre a mudança climática que acontece no planeta. Clima é um conjunto de condições atmosféricas como o calor, o inverno, a chuva, ventos, etc.

Nos últimos séculos, a mudança climática afeta muito o nosso planeta provocando a escassez da água, desaparecimento dos rios, desertificação, o descongelamento das geleiras e o aumento do nível do mar, essas situações são consequências do aquecimento global que afeta muito a vida de todos os seres vivos.

O aquecimento global está ligado ao aumento de temperatura que o planeta sofre por diversos fatores, um dos principais é a ação do homem com o desmatamento, queimadas, poluição e etc. A mudança climática afeta a economia, a saúde das pessoas e a vida de todos os seres vivos.

Você sabe o que é o efeito estufa?

A terra é envolvida por uma camada chamada “atmosfera” e ela é responsável por fazer com que os raios de sol penetrem no planeta, na quantidade certa. Esta camada é composta por “gases de efeito estufa”, que ajudam a armazenar o calor e manter a temperatura. Um dos principais gases presentes na atmosfera é o CO2.

Este é um fenômeno natural que acontece na terra, mas por causa de indústrias, trafego de carros, alta de energia e a poluição, o nível de CO2aumentou e isso faz com que seja armazenado ainda mais calor na atmosfera e, por consequência, aumenta a temperatura do planeta, alterando o clima e prejudicando a vida de todos.

Os efeitos das mudanças climáticas são inúmeros e podem causar muitos danos no futuro, inclusive, a extinção de animais e de plantas. Existem algumas atitudes que podem melhorar esta situação a longo prazo.

•             Energia renovável: reduz a emissão de CO2;

•             Transporte: utilizar transporte público, bicicleta e andar a pé, podem ser ótimas alternativas para evitar que os carros produzam gases poluentes;

•             Diminuir a quantidade de plástico: essa é uma atitude muito importante e que ajuda o Meio Ambiente de diversas formas;

•             Plante uma árvore: cinco árvores podem absorver, aproximadamente, uma tonelada de CO2 em toda sua vida;

•             Reciclar: com esta atitude é possível melhorar a qualidade de vida de todos os seres no planeta.

Acesse o site da Folha de Irati, na categoria Folha na Escola, e veja quais outros problemas afetam a saúde do Meio Ambiente. Somos todos responsáveis pelo planeta em que vivemos e devemos cuidar para que as gerações futuras não sofram com a falta de recursos naturais.

Professora, mande a atividade da sua turminha, sobre o tema sustentabilidade, para o e-mail [email protected] ou pelo WhatsApp (42) 98423-2331 e apareça na próxima edição do Folha na Escola. Além de expor o trabalho dos alunos, incentiva a consciência sustentável dos mesmos e também de adultos.