Biografia é tema de leitura e atividade em escola de Irati

Inspirados após ler uma matéria sobre a escritora Clarice Lispector, publicada na Folha de Irati, os alunos do 4º ano

Inspirados após ler uma matéria sobre a escritora Clarice Lispector, publicada na Folha de Irati, os alunos do 4º ano da Escola Municipal Rosalina Cordeiro de Araújo, colocaram em prática atividades sobre o gênero textual da biografia.

Alunos do 4º ano mantém o hábito da leitura em sala de aula. Foto: Divulgação

Os 43 estudantes, das duas turmas, com a ajuda das professoras, Marli Chasco e Cebilla Moletta Slotuk, realizaram a leitura a interpretação do texto. Para trabalharmos o gênero textual biografia fizemos o plano de aula no qual organizamos as ideias e os materiais necessários, afirmaram as professoras.

De acordo com elas, sempre que possível utilizam o jornal nas aulas. As tirinhas, as palavras cruzadas e as poesias são os preferidos dos alunos, expõem.

A atividade de biografia também reuniu outros autores que serviram como referência. Os alunos foram convidados a escreverem sua própria biografia para exercitar seus conhecimentos. Na sequência organizamos algumas perguntas essenciais para produzir uma biografia e marcamos uma aula passeio a campo, onde, no dia 27 de agosto, nos deslocamos até a residência do falecido senhor Gaspar Galenga, no bairro Riozinho, para a coleta de dados, relatam.

Visita na residência do senhor Gaspar Valenga foi realizada no dia 27 de agosto. Foto: Divulgação

A atividade fora da sala de aula foi rica em conhecimento para os estudantes, segundo as professoras. No dia seguinte fizemos um levantamento das informações coletadas e em sala de aula, os alunos realizaram a produção de texto com riqueza de detalhes e informações, pois, com os conteúdos trabalhados obtiveram informações para redigir um bom texto, destacaram.

A aluna Luana Ribeiro, destacou na biografia que escreveu sobre o senhor Gaspar Valenga, que ele era um homem muito bom e generoso. Também, de acordo com ela, ele virou uma estrelinha que mora no céu e protege sua família

Já a aluna Nayane Cordeiro de Ramos frisou que seu Gaspar Valenga escreveu três livros, além de gostar de ler e jogar baralho.