Consumo Responsável: uma prática que pode ajudar a prolongar a vida do planeta

Esther Kremer

Tudo o que precisamos para sobreviver é fornecido pelo nosso planeta, como por exemplo, comida, roupas, água, eletricidade e o ar, mas se os hábitos de poluição, consumo exagerado e maus-tratos os animais continuarem, é bem provável que os recursos naturais do planeta se esgotem.
Segundo dados do SPC Brasil e da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), aproximadamente, 60% dos consumidores fazem compras por impulso, ou seja, não necessitam do produto que compram. Os dados também mostram que cerca de 19% destes consumidores adquirirem roupas, caçados e assessórios, 17% gastam em supermercado, 14% em perfumes e cosméticos, 13% consomem em bares ou restaurantes.
Embora todos saibam que é necessário diminuir o consumo, esta tarefa não é tão simples quanto parece. Nesta edição vamos aprender algumas atitudes que podem ajudar a estimular esse estilo de vida.
Veja a seguir três dicas que podem ajudar a incentivar atitudes mais conscientes. Pesquise na internet outras dicas e crie o hábito de ser ecologicamente correto.


COMPRAR APENAS O NECESSÁRIO
Além de ajudar a diminuir os gastos da família, ajuda o Meio Ambiente. Roupas, calçados e acessórios, dependendo da qualidade, podem durar meses ou até anos. Lembre-se, diminuir o consumo não significa deixar de comprar, mas sim, consumir com consciência e estratégia. Como por exemplo, investir em um bom calçado que possa durar mais tempo.
Quando pensamos em alimentos também devemos consumir com responsabilidade. Diminuir a quantidade de produtos com embalagens plásticas ou enlatados, comprar porções certas, de verduras e os legumes, por exemplo, para evitar o desperdício.
Os alimentos como folhas, sementes, talos, cascas, etc, podem ser utilizados como adubos para uma horta orgânica.

PREFIRA AS ECOBAGS
Voltar do supermercado com diversas sacolas plásticas já não é mais necessário, uma solução prática para este problema são as ecobags. O nome tem origem “eco” de ecologia e “bag” do inglês “sacola”, ou seja, sacola ecológica. Como não é feita de plástico, não vai poluir o Meio Ambiente e diminui a quantidade de sacolinhas do supermercado que usamos.

DIMINUA GASTOS COM ÁGUA E LUZ
Atualmente, as contas de água e luz estão aumentando ainda mais e para ajudar a diminuir este gasto você pode ter algumas atitudes sustentáveis. Quando for escovar os dentes, feche bem a torneira para evitar os desperdícios; os banhos não devem ser demorados e devem durar, no máximo, 15 minutos; utilize a água da máquina de lavar roupas para lavar a calçada; não utilize a mangueira para lavar o carro. Evitar o desperdício de água é essencial para manter o planeta vivo.
Economizar na luz também é uma forma de ajudar nas economias da casa. Não deixe a luz acessa durante o dia; durante a noite, apague as luzes dos cômodos que não estão sendo utilizados; desligue os computadores da tomada; evite ficar com a porta da geleira aberta por muito tempo; troque as lâmpadas fluorescentes por lâmpadas de LED.
É o nosso dever cuidar do planeta para que as próximas gerações não sofram com a escassez de recursos. Professora, mande a sua atividade sobre o consumo consciente para o e-mail [email protected] e apareça na próxima edição do Folha na Escola.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.