Cuidar dos animais também é cuidar do meio ambiente

1.173 espécies estão em perigo de extinção no Brasil

Esther Kremer

O tema para está edição é o cuidado com os animais. Você sabia que existem mais 2.500 espécies de animais vertebrados no nosso bioma? Por isso temos o dever de cuidar desses seres vivos, que ajudam a manter o equilíbrio do nosso planeta.
Atualmente, é muito comum lermos notíciais de animais silvestres (onças, cobras, macacos, leões, etc) serem vistos em cidades grandes, mas devemos entender o porquê de isso acontecer com mais frequência. Quando é destruído uma área onde vivem muitos animais, a grande maioria, acaba morrendo ou fugindo do seu habitat natural, migrando para outras áreas em busca de abrigo e comida.

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) do Ministério do Meio Ambiente,“a perda e degradação do habitat, principalmente decorrente da expansão agrícola e urbana e da instalação de grandes empreendimentos, como hidrelétricas, portos e mineração, é a mais importante ameaça para as espécies continentais. Para as espécies marinhas, a pesca excessiva, seja direcionada ou incidental, é a ameaça que mais se destaca.
Em 2014, o ICMBio registrou 1.173 espécies em ameaça de extinção no Brasil. Foram 110 mamíferos, 234 aves, 80 repteis, 41 anfíbios, 353 peixes ósseos (310 de água doce e 43 marinhos), 55 peixes cartilaginosos (54 marinhos e 1 água doce), 1 peixe-bruxa e 299 invertebrados.
São, no total, 448 espécies vulneráveis, 406 em perigo, 318 criticamente em perigo e 1 extinta na natureza. Entre elas estão, Boto-cor-de-rosa (EN), Mico-leão-da-cara-preta (EN), Mico-leão-da-cara-dourada (EN), Cervo do Pantanal (VU), Lobo-guará (VU), Onça-pintada (VU), Onça-parda (VU) e etc.

Atividade para casa

Desenvolva a atividade do quadro e mande seu desenho para o nosso e-mail [email protected] e apareça na próxima edição do Folha na Escola.
Tabela para 
distinguir animais em extinção 

•	VU – Vulneráveis;
•	EN – Em Perigo;
•	CR – Criticamente em Perigo; 
•	EW – Extinta na Natureza.