Cuide-se, faça atividade física e alimente-se adequadamente

O acompanhamento do Estado Nutricional pode prevenir complicações futuras.

O Estado Nutricional mantém adequadamente as funções do corpo. Assim, é o equilíbrio entre a necessidade e o suprimento de nutrientes para o nosso bem-estar.

Um mal controle desses nutrientes ou excesso de alimentos inadequados resulta em obesidade. Para que isso não aconteça, deve-se ter uma alimentação adequada e praticar atividade física.

Para verificar se estamos fazendo isso de forma correta, utiliza-se o Índice de Massa Corporal (conhecido como IMC), o qual mostra resultados como: abaixo do peso, peso ideal ou acima do peso.

O IMC é mensurado a partir da relação entre o peso (em kg) e o quadrado da estatura (em m). Após medido, será comparado a tabela abaixo, a qual relata qual é o índice adequado para cada idade.

MASCARENHAS, L.P.G et al. Ponto de corte para o índice de massa corporal em adolescentes: comparação com padrões de referência nacionais e internacional. Journal of Human Growth and Development, 2011.

Esta avaliação do estado nutricional tem como objetivo identificar os riscos e complicações associadas a eles. A partir disso, é possível observar o se há necessidade de uma reeducação.

DESAFIO:

Os professores irão mensurar a Massa Corporal (kg) e a Estatura (m) para cálculo do IMC. Após, explicarão aos alunos a importância desse cuidado, com a alimentação e vida ativa.