Educação Ambiental: veja como você pode ajudar o planeta

O objetivo da educação ambiental é despertar na sociedade a preocupação e o cuidado com o meio ambiente

Esther Kremer

Nesta edição, vamos trabalhar o tema principal voltado para a educação ambiental. Você sabia que o nosso planeta passa por diversos problemas causados pelo próprio ser humano? Como a poluição do ar e dos rios, a pesca predatória e ilegal, degradação do solo, o desmatamento e diversas outras situações que causam a destruição aos poucos do lugar onde vivemos.

O objetivo da educação ambiental é despertar na sociedade a preocupação e o cuidado com o meio ambiente, busca formas de desenvolvimento que não precisem acabar com os recursos naturais do nosso planeta. A forma de vida sustentável é pautada em melhorar o mundo agora para que as próximas gerações não sofram.

É importante que todos ajudem nesta tarefa, você pode cobrar isso dos familiares, dos colegas e até mesmo dos vizinhos.

Veja algumas atividades que você pode praticar em casa ou na escola, com os colegas, professora e os seus familiares, que vão ajudar muito o meio ambiente.

  • Coleta seletiva e reciclável: reciclar e separar o lixo é extremamente importante e ajuda a diminuir a poluição. Veja no quadro quais são as cores e os significados de cada lixeira;
  • Faça uma horta em casa: esta é uma boa maneira de economizar e comer de forma mais saudável;
  • Banhos mais rápidos: o ideal é ficar 5 minutos no banho, desta forma você estará economizando bastante água, evitando o desperdício;
  • Usar objetos que possam ser reutilizáveis: garrafas e canudos de inox são ideais para você não produzir mais lixo;
  • Interação com a natureza: você pode plantar mudas de árvores na sua casa ou na escola;
  • Brinquedos: produzir o próprio brinquedo com material reciclável também pode ser uma boa atividade;
  • Utilizar ecobags: são sacolas feitas de fibras de algodão e não de plástico;
  • Cuidar da vida animal: os animais são muito importantes para manter o ecossistema em equilíbrio, por isso você deve se conscientizar e não maltratar os bichinhos.

Existem muitas outras formas de ser ecologicamente correto, por isso, deixamos um desafio. Faça uma boa ação em casa ou na escola e nos envie uma foto pelo e-mail [email protected] e apareça na página do Folha na Escola.

Professora, você também pode nos enviar uma foto da sua turma com projetos sustentáveis que vocês estão desenvolvimento. Vamos todos trabalhar por um mundo melhor e mais sustentável.