Folha de Irati divulga os grandes vencedores do 1º Concurso Cultural de Redação

O evento aconteceu no auditório do Colégio Sesi de Irati

Esther Kremer

Na manhã de sexta-feira (03), aconteceu no auditório do Colégio Sesi, a grande final do 1º Concurso Cultural de Redação organizado pelo Projeto Folha na Escola e pela equipe pedagógica do Colégio Sesi. Algumas autoridades municipais estiveram presentes, assim como, representantes das escolas finalistas e representantes dos patrocinadores do Concurso.

Para a fase final, os alunos deveriam apresentar, para uma banca de jurados, os pratos descritos em suas receitas. Os critérios de avaliação: apresentação da receita e redação, aparência do prato, o sabor, a originalidade e a textura.  

Os jurados que estiveram presentes foram o empresário Enezito Ruppel; a representante do Núcleo Regional de Educação, Evelyn Luitz; Marilisa Hamad também representando o NRE; o representante da Moageira, Paulo Henrique Wasilewski; Ana Paula Ivasko representando grupo Supermercado Ivasko e Maraisa Camargo Castro como representante do Colégio Sesi.  

O Sicredi, mobilizado com o concurso, aumentou a premiação dos alunos e ofertou aos nove finalistas uma poupança com o valor de R$ 100. A prefeita e proprietária do Anila, Cleonice Schuck, também aumentou a premiação, ofertando à família do aluno vencedor, da professora orientadora e da diretora, um almoço completo para todos no restaurante do Anila. O Colégio Sesi ofertou também, durante o evento, um Headphone para o quarto colocado na classificação geral.

A prefeita de Fernandes Pinheiro, Cleonice Schuck, comentou sobre o evento e sobre a parceria da prefeitura com o Projeto Folha na Escola. “Estamos muito contentes, parabenizamos o incentivo da Folha de Irati e aos patrocinadores, espero que continue e que seja sempre ressaltado a importância da família para as crianças”, disse a prefeita.

A vice-prefeita de Irati, Ieda Waydzik, esteve presente na cerimônia e ressaltou a importância do concurso na vida dos alunos. “É muito emocionante, eu quero parabenizar a Folha de Irati porque isso é valorizar a cultura. Fico muito feliz em participar, precisamos trabalhar com a educação porque é o futuro da nossa sociedade”, disse.

A vereadora do município de Irati, Terezinha Veres, expressou grande felicidade em prestigiar o evento. “É muito importante este tipo de projeto para a nossa cidade. Aproxima as crianças dos seus pais, dos seus avós, confesso que me emocionei muito e fico muito agradecida em poder participar deste momento”, relata.

O representante da Moageira, José Guilherme, comentou sobre a participação do grupo no concurso. “Não teria como não participarmos neste projeto, ainda mais com crianças que são o nosso futuro. Nós gostamos bastante do evento, todos os finalistas foram muito bem e os professores estão de parabéns”.  

A representante do grupo Ivasko, Ana Paula Ivasko, foi uma das juradas do concurso e comentou sobre a participação da empresa no meio educacional. “A empresa se preocupa com a nossa cidade e nossa região, fazemos diversas campanhas durante todo ano para o incentivo a educação, a solidariedade. Quem somos nós sem os nossos professores? Não tinha outro jeito, era óbvio que o grupo Ivasko iria participar deste concurso”, disse.

O gerente do Sicredi de Irati, Emerson de Lara, falou sobre a importância da participação e parceria no projeto. “Temos uma parceria de longa data com a Folha de Irati e com o Colégio Sesi e um dos princípios da cooperativa é a participação e o interesse pela comunidade. Quando se trata da educação, em um evento tão bonito como este, não tem como ficarmos de fora”, comenta.

A aluna Isabella Wessendor, vencedora do Concurso mostrou grande felicidade em participar. “É muito legal ganhar este prêmio, estou muito ansiosa e vai ser muito difícil escolher os produtos no supermercado Ivasko”, disse a aluna.

Premiação

Após uma criteriosa avaliação dos jurados, os vencedores foram escolhidos e durante o momento de premiação diversos brindes foram entregues a todos os alunos participantes do Concurso.

O 4º lugar ficou com o aluno Fabio Novakoviski Júnior da Escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki que escreveu a “Receita da Saudade”. Ele recebeu um Headphone ofertado pelo Colégio Sesi de Irati.

O 3º colocado ficou com a aluna Tais Priscila Soares de Camargo com a redação “Quem é que não gosta de um bolinho de chuva”, da Escola Rural Municipal Profª Genny Schumanske Kuller. Ela recebeu um celular Xiaomi do grupo de Supermercados Larissa, de Imbituva.

Em 2º lugar ficou a aluna Laura Tribek Guedes com a redação intitulada “Bolachas Natalinas”, da Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva. Ela ganhou como prêmio um tablet Samsung da Moageira de Irati.

A grande vencedora do 1º Concurso Cultural de Redação foi a aluna Isabella Wessendor da Escola Municipal Maria Boska Pedroso com a receita “Paz e Família Unida”. A aluna ganhou o prêmio Carrinho Maluco do Ivasko, onde terá cinco minutos para pegar os produtos que quiser do mercado.

Premiação professoras

A professora Ediliane Pacondes da Escola Rural Municipal Profª Genny Schumanske Kuller ficou em 3º lugar com o prêmio de uma mala de viagem do grupo Larissa.

A professora Leise Rocha de Lima, da Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva, ganhou um relógio smartwatch da Moageira de Irati.

A professora Joslene Lemos recebeu o prêmio de 1º colocado no Concurso e como prêmio, ganhou um ano de combustível grátis no posto Rota 400, ofertado pelo grupo Ivasko.