Folha Escola divulga vencedores da 1ª fase do Concurso Cultural de Redação

Foram classificados três alunos de cada município participante

Esther Kremer e Nilton Pabis

A Folha na Escola, projeto do Jornal Folha de Irati, divulga nesta edição os vencedores da fase municipal do 1º Concurso Cultural de Redação. O objetivo foi fazer com que os alunos, neste momento pós-pandemia, buscassem através de relações familiares receitas que marcam a vida dos mesmos. Agora, no dia 3 de dezembro, acontecerá, nas dependências do Colégio Sesi, a final do concurso e a premiação.
Foram apresentadas mais de 200 receitas. Importante ressaltar que não era obrigatória a participação dos alunos, cabendo aos professores aceitar ou não a participação da turma. Cada escola selecionou as três melhores redações de cada turma e enviou para a Folha de Irati, que organizou a avaliação do material apresentado.
A banca avaliativa foi composta por membros da Folha de Irati e do colégio SESI e, para desempate, foram convidadas a Ana Roseli Valenga Bonete e
Marilisa Aparecida Vidal de Andrade Hamad do Núcleo Regional de Educação de Irati.
Na fase final, que envolverá os três alunos classificados na fase municipal das cidades de Irati, Fernandes Pinheiro e Imbituva, eles deverão apresentar a redação e também confeccionar o prato que deu origem a receita para degustação dos jurados. Serão julgados tanto a redação quanto o prato apresentado. Nesta etapa, o professor orientador também será premiado, já que entendemos que é de grande importância valorizar o talento de ambos os participantes.
O evento será transmitido ao vivo pela Folha de Irati através do Facebook e Youtube. A final contará com convidados que irão julgar as redações e provar os nove pratos, elegendo os três melhores e o campeão. Durante a cerimônia também serão sorteados brindes especiais para os alunos que participaram dos concursos, oferecidos pelo Sicredi, Colegio Sesi e grupo Anila.
Agradecemos a parceria do Colégio SESI que aceitou a tarefa de realizar o concurso. Também, os municípios e professores que motivaram os alunos a mais este desafio. Além disso, ressaltamos a importância dos patrocinadores Moageira Irati, Grupo Ivasko, Supermercados Larissa e Grupo Anila.
Pudemos perceber, através deste concurso, a beleza que existe no particular de cada família, todos os alunos trouxeram diversas histórias que nos emocionaram e fizeram com que tivéssemos a vontade de conhece-los bem de pertinho. Sentimos o amor em cada redação lida, receitas passadas de geração para geração e algumas em tom de saudade de algum ente querido. Todas as redações estavam bem escritas e dentro da proposta que passamos, tivemos diversos empates devido a qualidade das mesmas.
A Folha de Irati agradece a participação das escolas, a dedicação dos professores e principalmente a família de cada criança, pois sem vocês, estas receitas não teriam sentido. Agradecemos por compartilhar conosco, algo tão rico e profundo, uma lembrança familiar.

Os vencedores


Irati

O terceiro lugar foi para a aluna Vitória Emanuele dos Santos, da Escola Municipal João Paulo II, da professora Jussara Aparecida Nunes, com a redação “Um Bolinho de Carinho”. No segundo lugar, foi classificado o aluno Pedro Henrique Zanin, com a redação “Receita do Amor com gostinho de Bolo de Cenoura”, orientado pelo Professor José Helias de Lima da escola Rural Municipal Esperança Carignano Chuilki. O primeiro lugar ficou para o aluno Fabio Novakoviski Júnior que escreveu a “Receita da Saudade”, da mesma escola e mesmo professor.

Fernandes Pinheiro
Os três classificados são do interior do município. O terceiro ficou com a aluna Tais Priscila Soares de Camargo falando “Quem é que não gosta de um bolinho de chuva”, da Escola Rural Municipal Profª Genny Schumanske Kuller e tendo como orientadora a professora Ediliane Pacondes. Para o segundo lugar, foi eleita a redação da aluna Laura Tribek Guedes intitulada “Bolachas Natalinas”, tendo como professora orientadora Leise Rocha de Lima, da Escola Rural Municipal Presidente Costa e Silva. O primeiro lugar foi para a mesma escola e a mesma professora teve a felicidade de ser a orientadora do aluno José Samuel de Souza Bello com a redação “Bolinho Saboroso da Vó Lurde”.

Imbituva
Em Imbituva, que tivermos uma significativa participação, foram duas escolas rurais e uma do quadro urbano. O terceiro lugar veio da Escola Municipal Maria Boska Pedroso com a receita “Paz e Família Unida” da aluna Isabella Wessendor, orientada pela professora Joslene. O segundo lugar veio da Escola Rural Municipal de Barro Preto com o título “Chá com Bolacha da Vovó” da aluna Ariane Schenider Fernandes, da turma da professora Emanoele Cristina Portela Franco Vizinoni. O primeiro lugar também veio do interior, do Barro Preto, da professora Emanoele. A aluna Gabriela de Andrade Mustefaga apresentou a redação “O Cuque da Polaquinha”.

Confira as premiações

Irati
1º Moageira Irati – fone de ouvido bluetooth;
2º Grupo Ivasko –  prêmio surpresa Ivasko;
3º Grupo Anila – cesta de Produtos Anila.
Fernandes Pinheiro
1º Grupo Anila –  Almoço para a família até cinco pessoas;
2º Moageira Irati – caixa de som JBL;
3º Grupo Ivasko – prêmio surpresa Ivasko.
Imbituva
1º Grupo Larissa – uma caixinha de som bluetooth Philco;
2º Moageira Irati – smart watch amazfit;
3º Grupo Larissa – uma caixinha de som bluetooth Philco.