Turma da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão realizam atividade de combate à exploração sexual

Atividades integraram a campanha “Faça Bonito”

Sthefany Brandalise e Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão

Nos dias 16 e 17 de maio, os alunos do 4º A da Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão participaram de uma série de atividades diversificadas com o objetivo de combater a exploração sexual infantil. Essas atividades integraram a campanha “Faça Bonito”, que tem como símbolo uma flor, representando a fragilidade e pureza das crianças.

Relato da escola

As atividades diversificadas aconteceram nos dias 16 e 17 de maio no período da manhã, com a turma do 4º A. Iniciei, com uma explicação para os alunos sobre o motivo das atividades que seriam executadas posteriormente, esclarecendo o porquê da campanha (caso Araceli), o significado de abuso sexual e do símbolo, que tem como uma flor, uma lembrança dos desenhos da primeira infância e associação entre a fragilidade de uma flor e a de uma criança.

Em seguida, foi exibido o filme “O segredo”, os alunos assistiram com atenção e interesse pelo o filme. Depois, foi realizada uma reflexão, perguntas e roda de conversa abordando o tema do filme com a vida de cada um, proporcionando uma socialização, fortalecimento de vínculo e verbalização das ideias. Também houve a possibilidade de passar algumas orientações e cuidados com o corpo e redes sociais.Foi salientado o cuidado com a abordagem de pessoas desconhecidas. Fotos da exibição do filme “O segredo” e roda de conversa. 

Após o filme e roda de conversa, foram executadas atividades como de redação, desenhos e mosaico para melhor assimilação do conteúdo, expressão das ideias e criatividade. A maioria dos alunos escolheram confeccionar seus trabalhos embasados no filme assistido ou na representação do símbolo da campanha. As práticas foram desenvolvidas em equipe, tanto a redação quanto os desenhos. Houve grande interação e troca de experiências entre os alunos, quando necessário, ocorreu intervenção para maior sucesso no desempenho das atividades.

Desse modo, os alunos tiveram conhecimento sobre a campanha, refletiram e conversaram sobre o tema, finalizando com as atividades de redação e arte, todas executadas em grupo. Fotos dos alunos realizando atividades referente à campanha “Faça Bonito”.

Atividade 1 – Exibição do filme:” O segredo” https://youtu.be/kH54FOj3BJk

 Atividade 2 – Roda de conversa para discutir as impressões do filme e sobre o tema abuso sexual infantil.

 Atividade 3 – Discussão e debate sobre o caso Araceli, dia da sua morte foi instituído o Dia Nacional de Combate e Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

 Atividade 4 – Produção Escrita e Redação sobre o tema.

 Atividade 5 – Produção artística, desenho.

Fotos: Escola Municipal do Campo Professora Dolores Mendes Galvão

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.