Voleibol: esporte de muito movimento que promove o trabalho em equipe!

Na quinta-feira, dia 27 de junho, será comemorado o Dia Nacional do Vôlei. Você conhece este esporte? O Brasil é

Na quinta-feira, dia 27 de junho, será comemorado o Dia Nacional do Vôlei. Você conhece este esporte? O Brasil é referência mundial quando falamos em voleibol, pois somos campeões olímpicos nesta modalidade.

O QUE É VOLEIBOL?

O vôlei foi criado nos Estados Unidos em 1895. É um esporte executado em uma quadra com duas equipes separadas por uma rede. O objetivo é colocar a bola no chão da equipe adversária. Para isso, a sua principal característica é o uso das mãos.

COMO INICIAR O VOLEIBOL PARA CRIANÇAS

O voleibol para crianças é diferente de voleibol para atletas profissionais. O ideal é que elas experimentem vários esportes até que entendam os valores que são adquiridos com a prática esportiva.

A iniciação do voleibol para crianças deve ter algumas adaptações para que consigam aprender. É importante fazer com que a criança se divirta enquanto pratica a atividade esportiva, isso fará com que ela aprenda, ainda mais.

As dimensões da quadra devem ser reduzidas quando se trata de voleibol para os pequenos. A rede também deve ser colocada em uma altura mais baixa para que eles não precisem fazer tanta força para passar a bola por cima dela.

Outra dica é criar desafios específicos para o jogo. Fazer com que a equipe utilize os três toques na bola a cada jogada, pois isso estimula o trabalho em equipe. É importante que todas as crianças participem.

Crianças que fazem algum tipo de esporte perdem a inibição e se tornam mais comunicativas. Isso pode ajudá-las no ambiente escolar e, mais tarde, até mesmo no ambiente de trabalho. O mais importante para crianças que fazem um esporte não é a habilidade de cada uma, mas os valores que o esporte traz para a vida.

SUGESTÃO DE ATIVIDADE

O voleibol é uma super atividade, não é mesmo?! Que tal tentarmos ‘bater uma bolinha’ com as mãos em grupo com o apoio do seu professor ou professora de Educação Física? Vamos praticar!