13º salário do INSS ganha novo calendário de pagamentos

Desde o mês de fevereiro, os aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), aguardam a liberação da antecipação do 13º salário. A medida que era uma alternativa simples para o governo, ainda mais por se tratar apenas de uma antecipação, acabou esbarrando em diversos problemas que atrasaram os pagamentos do 13º salário e que trouxe muitas frustrações aos segurados do INSS.

No entanto, as últimas “amarras” relativas à liberação do 13º salário foram finalmente resolvidas com a aprovação da lei que muda a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) que permitirá a aprovação do Orçamento deste ano, bem como a antecipação da parcela natalina aos aposentados e pensionistas.

Antecipação ainda pode ocorrer em abril?

Infelizmente a antecipação do 13º salário não ocorrerá mais no mês de abril, para que a liberação da parcela seja feita pelo governo é necessário analisar alguns pontos. Sendo o primeiro que já estamos nos últimos dias do mês de abril, o que de fato é pouco tempo para o governo preparar a medida.

Além disso, a folha de pagamentos da Previdência Social, relativas ao mês de abril já foi fechada e nela não consta nenhum valor referente ao 13º salário, além disso, o calendário de pagamentos do benefício mensal se inicia nesta segunda-feira (26), o que também inviabiliza a liberação da antecipação, pois o mesmo acabaria atrasando os pagamentos mensais com o reprocessamento da folha de pagamentos.

Pagamentos ficam para maio

Com a inviabilidade a liberação do 13º salário do INSS em abril, a projeção é de que os pagamentos comecem no mês de maio. Vale lembrar que o 13º salário do INSS é pago em duas parcelas, sendo a primeira para o mês de maio e a segunda parcela para o mês de junho.

O Governo Federal pode editar um calendário extraordinário referente ao pagamento da antecipação do 13º salário, ou ainda, liberar a antecipação com o pagamento mensal dos benefícios previdenciários.

Caso o governo não opte pela criação de um novo calendário, a liberação do 13º salário deve ocorrer com o pagamento mensal dos benefícios, da seguinte forma:

Benefícios com valor de até um salário mínimo

 

Comentários estão fechados.