Atenção com o golpe do falso sequestro

ENTENDA O GOLPE

Os golpistas ligam para as vítimas informando que um membro da família foi sequestrado, dizendo, ainda, que caso não haja o depósito de certa quantia de dinheiro em uma conta que será fornecida, este ente familiar será ferido ou morto.

FORMAS DE PREVENÇÃO

Tente manter a calma e, se possível, enquanto conversa com o possível golpista, peça para que outra pessoa tente localizar o familiar que está sendo citado. Normalmente esses golpistas não sabem informar o nome do familiar que, em tese, foi sequestrado. Por isso, não pronuncie nenhum nome. Além disso, verifique o identificador de chamadas e desconfie de DDDs diferentes. É comum, também, que outras pessoas, escolhidas pelos golpistas, comecem a se passar pelos familiares, solicitando ajuda, e pedindo para que realize o depósito logo, pois está com medo de morrer.
Outra recomendação importante é referente à exposição de rotinas nas redes sociais. Tome cuidado com as fotos divulgadas, tais como locais onde os filhos estudam, locais onde trabalham, chek-ins diários, etc.

Então, reforçando: mantenha a calma! É comum que alguns dados repassados pelos golpistas coincidam com os de sua família. Não deixe de contatar a polícia e repassar toda a situação antes de realizar o depósito de qualquer valor. Assim, em caso de dúvida, você será devidamente orientado.

Comentários estão fechados.