Aulas em Irati retornam dia 10 de fevereiro e continuam com atividades remotas

Parados desde o março de 2020, as escolas municipais em Irati continuam com as atividades remotas neste início de ano letivo, que acontece no dia 10 de fevereiro para os alunos do 1º ao 5º ano e as creches. Ainda não há previsão de retorno do modo presencial.

Os diretores e equipe da limpeza retornam às escolas em Irati no dia 02 de fevereiro, já os professores voltam no dia 08, tendo dois dias de atividades pedagógicas, e informarão aos pais como vão funcionar as atividades neste início de ano, que será igual a 2020. 

A secretária da Educação de Irati, Jandira Teresinha Girardi, disse que o município precisa de um decreto do estado autorizando o retorno das aulas municipais, para assim, tomar uma decisão. "Nós precisamos de um decreto do estado que nos libere, para que haja aula semipresencial. Ainda não temos essa liberação para que possa ir 100% dos alunos. Vamos trabalhar de forma remota porque aguardamos esse decerto do Governo para o volta às aulas”. 

AULAS PRESENCIAIS

A equipe da Secretaria de Educação já trabalha em um plano de volta às aulas presenciais, que foi elaborado junto do COEF, com o presidente Agostinho Basso, e a secretária de Saúde, Jussara Aparecida Kublinski Hassen, para tomar todos os cuidados necessários, pois as aulas devem voltar este ano, mas ainda não há data prevista.

“Um dos pedidos do prefeito Jorge, mesmo ele estando afastado, e também da Ieda, é para ter muito cuidado em como fazer, desde trazer os alunos de volta até se acontecer um caso dentro da escola. Temos planos para isso, e estudamos para fazer algo concreto para ajudar os pais e direção, e temos que pensar nos nossos professores”, evidencia Jandira.

Girardi destaca que a após a vacinação dos educadores já poderá haver o retorno das atividades presenciais, ou talvez semipresencial, para que possam trabalhar com os alunos diretamente. “Vamos torcer e rezar para que venha essa vacina para os educadores, e que tudo de certo. Porque nós queremos, sim, iniciar as aulas, mesmo escalonado. A gente quer e estudamos para voltar, porque sabemos que é necessária esta volta e uma hora vai acontecer. Mas temos que ter todos os cuidados para isso”, comenta.  

Ela também enfatiza que, quando houver o retorno das aulas presenciais, os pais poderão escolher se deixarão o filho retornar às escolas ou não. Não será obrigatório o retorno. Também, assim que sair o decreto por parte do Governo do Estado, haverá uma consulta com os pais para tomar uma decisão. “Vai ser um trabalho em conjunto, trabalhamos desta forma. Já conversamos com o COEF, com a Ieda, com o Jorge, que será feita uma pesquisa se os pais querem a volta às aulas. É assim que a gente vai proceder”, destaca Jandira.

TRANSPORTE

A Prefeitura de Irati é responsável pelo transporte dos alunos tanto municipal, quanto estadual, e como as empresas e ônibus estão paradas desde março, a Secretaria de Educação já analisa os veículos para a retomada das aulas da rede estadual, que está prevista para acontecer em 18 de fevereiro.

“Nós montamos o nosso plano de volta às aulas e a claro que pensamos no transporte. Os ônibus recebem manutenção para ver se precisa modificar algo. Ainda não sabemos como será a retorno do estadual, mas com certeza pretendemos que tenha tudo arrumado para ofertar esses ônibus se precisarem”, comenta a secretária.

 

Comentários estão fechados.