Castramóvel deve ajudar a controlar situação dos animais de rua em Irati

Irati conseguiu uma grande conquista na última semana, com a chegada do tão esperado Castramóvel, que deve ajudar a controlar a situação dos animais de rua. As atividades da unidade devem começar já em janeiro de 2020.

Com uma emenda federal do deputado Evandro Roman, no valor de mais de R$ 103 mil, o município adquiriu o automóvel que será utilizado para a castração gratuita dos animais, principalmente, para aqueles que vivem nas ruas. Esta medida tem como objetivo principal diminuir a população de animais que vivem nas vias de Irati, onde estão sujeitos aos maus tratos e ao perigo no trânsito.

A unidade móvel é parecida com um trailer, com uma espécie de consultório dentro, tendo mesas de cirurgias, local para guardar os objetos, medicamentos e para colocar os animais que receberão os serviços. Ele percorrerá os bairros do município, e irá para o interior com dia pré-agendado para que as pessoas possam levar os animais para o atendimento.

O prefeito Jorge Derbli destaca a importância desta aquisição. “Irati tem muito animal de rua, nós temos aqui um trabalho muito bem feito pela ONG Amigo Bicho, mas a gente sabe que não vence atender toda a necessidade. Então, a partir de janeiro, a Prefeitura vai oferecer para as pessoas de todos os locais do município, este serviço de castração totalmente gratuito, para que a gente consiga resolver a questão da população dos animais de rua em Irati. É uma conquista da Prefeitura, através da emenda do deputado, e a gente agradece muito por mais esta verba destinada à Irati”, comenta.  

Os animais terão sete dias de acompanhamento do veterinário, após a operação. “Vamos buscar alguns locais para que os animais possam ficar após feita a castração, a medicação, vamos procurar um local para deixar nesse tempo do pós-operatório, para que alguém cuide desse animal. Depois será feita uma visita do veterinário para ver a situação, até que o animal esteja totalmente curado da cirurgia. Já estamos fazendo as tratativas”, disse o prefeito.

Derbli enfatiza o problema de saúde pública em Irati quando os animais estão nas ruas. “É uma questão de zoonose que temos que cuidar. Nós sabemos que, infelizmente, as pessoas largam os cachorros em outros bairros, no interior, na BR, têm várias reclamações. Vamos procurar desta maneira ter um controle dos animais. Castrando, eu tenho certeza que vai melhorar muito a condição dos animais de rua”.

Jéssica Silva, que adotou sua gata das ruas, diz que esse serviço irá ajudar muito, visto que, as pessoas acabam abandonando quando não tem condições de cuidar. “Acho que os nossos animais merecem isso, este serviço, principalmente, os que vivem nas ruas, porque muitas pessoas não conseguem cuidar. A castração é o primeiro passo para mudar essa situação, além de ajudar na saúde do animal”, observa.

CASTRAÇÕES GRATUITAS

No mês de outubro, a Prefeitura deu início à castração de animais de rua por meio de uma empresa vencedora de licitação, envolvendo, neste primeiro momento, 200 castrações, com prioridade às fêmeas.

Comentários estão fechados.