Colégio Xavier promove passeio ciclístico em benefício da ANAPCI

Passeio será no domingo (8), com saída às 8h30 em frente ao colégio
Imagem do 1º passeio ciclístico promovido pelo Colégio Xavier em 2018 (Foto: Osmair Turko - Foco Esportivo)

O Curso de Formação de Docentes do Colégio Antonio Xavier da Silveira realiza seu 2º Passeio Ciclístico no domingo (8), às 8h30, com saída em frente a instituição. A inscrição está condicionada à doação de 1kg de alimento, que será repassado à Associação do Núcleo de Apoio ao Portador de Câncer de Irati (ANAPCI).

Em princípio, o passeio seria realizado no último domingo (1º), mas acabou sendo adiado, a pedido da Guarda Municipal de Irati. Segundo a diretora do colégio, Maria Amelia Ingles, a data de 1º de dezembro já estava definida desde o começo do ano, quando foi estabelecido o calendário letivo. No entanto, foi necessária a mudança para evitar o conflito de agenda com a Festa do Pêssego, realizada no último fim de semana, de modo que haja efetivo da Guarda Municipal para dar suporte à realização do passeio.
 

“No ano passado, foi um sucesso o evento. Arrecadamos em torno de 260 kg de alimentos para a ANAPCI. Além de tudo, estamos incentivando a prática esportiva entre os nossos jovens”, frisa Maria Amelia.

Segundo a coordenadora do Curso de Formação de Docentes, professora Elisangela Cristina Mendes Dlugosz, o passeio tem ampla adesão do corpo discente, além de ser uma forma de divulgar o curso e as atividades do colégio e de realizar uma ação social.

Maria Amelia frisa que os primeiros 50 inscritos recebem um brinde e que haverá prêmios especiais para a bicicleta mais enfeitada, para o ciclista mais idoso e para o mais jovem. “São prêmios que conseguimos arrecadar com o comércio local e que vão servir de incentivo para que todos possam fazer parte deste passeio e se divertir bastante conosco”, diz.

A inscrição pode ser feita, antecipadamente, na Secretaria do Colégio Xavier, ou no dia do evento, antes do horário da largada.

Trajeto

O trajeto foi estendido, em relação ao passeio do ano passado, em atendimento ao pedido feito pelos próprios ciclistas. “No ano passado, fizemos um trajeto curtinho, com medo de que o pessoal não aderisse. Desta vez, será de mais ou menos oito quilômetros”, conta a diretora.

O ponto inicial do Passeio Ciclístico será o Colégio Estadual Antonio Xavier da Silveira e segue pela Rua Nossa Senhora de Fátima até a Rua Abílio Bastos. Depois, entra na Perimetral (Rua Armando Van Der Laars, Rua Cesário Fortes e Avenida Perimetral João Stoklos).

Em seguida, o passeio avança pela Rua da Liberdade, Rua Coronel Grácia, Rua Munhoz da Rocha e sobe a Benjamin Constant até a Rua Edgard Távora. A seguir, vira na Conselheiro Zacarias e segue novamente até a Rua da Liberdade e entra na Perimetral, pela Avenida João Stoklos e Rua Cesário Fortes, até a rotatória no cruzamento com a Vicente Machado.

Entra na Avenida Vicente Machado e segue até a Rua Camacuã. Segue por ali e dobra na Expedicionário José de Lima, depois entra na Moisés de Oliveira e continua até a Vicente Machado. Dali, entra na Rua Armando Van Der Laars, converte na Abílio Carvalho Bastos e finaliza na Rua Nossa Senhora de Fátima, até retornar ao Colégio Xavier.

 


Veja Também