Confidencial

A todo vapor 

Embora cause um tumultuo na região central da cidade, a obra das galerias fluviais que cortam o centro de Irati está a todo vapor. O prefeito Jorge Derbli está constantemente fazendo vistorias na obra e cobrando a agilidade da empresa, que não deixa a desejar.

Foto: Reprodução

Lideranças 

Em um jantar que começa a dar o traço da campanha de Ratinho Junior ao Governo do Estado, reuniu lideranças de todo o estado. Da nossa região, Mauricio Panka, de Irati, Alex Garcia, de Prudentópolis, e Diogo Rover, de Imbituva, marcaram espaço. A campanha está chegando e as campanhas que paravam durante a copa agora estão tomando outros rumos.

Eixo suspenso

O deputado federal, Sandro Alex (PSD), foi escolhido para presidir a comissão mista (deputados e senadores) que vai analisar a Medida Provisória Nº 833\2018, que trata da isenção da cobrança de pedágio para eixos suspensos de caminhões sem carga. Esta foi uma das pautas das reivindicações dos caminhoneiros que o Governo Federal se comprometeu a atender. A lei que impede a cobrança e de autoria do deputado.

Renegociação de dívidas rurais

Será votado no dia 7 de julho, o relatório emitido pelo deputado Evandro Roman (PSD-PR). O relatório diz que o é preciso recompor as dívidas e tirar o produtor da inadimplência e recolocá-lo no sistema financeiro. Outra recomendação do relatório de Roman é a aprovação de cinco projetos de lei voltados para o setor que tratem da renegociação de dívidas, da revisão de garantias, do pagamento antecipado da Securitização Agrícola e do Pesa, dos custos para registro cartorário, bem como criação de um programa para regularização de dívidas não-bancárias buscando garantir a produção e a segurança do setor.

Corrigindo

No próximo sábado, o candidato ao governo pelo PDT, Osmar Dias, estará em duas cidades da nossa região. Na manhã de sábado as 9h30 horas será no WM Eve, quantos e as 11 horas ele estará em Irati, na Câmara Municipal. Quem está convidando é o deputado estadual, Marcio Pauliki, que no próximo pleito pretende disputar uma cadeira no congresso nacional. Várias lideranças já se manifestaram dizendo que se Requião estiver no evento não comparecerão. Osmar é o primeiro dos pré-candidatos a visitar a região.

Reinaugurou

O prefeito Adelmo e o vice Osnei reinauguraram na terça (19) o Ginasio Gilmar Agibert. O recurso de R$ 2 milhões foi bem aplicado tornando o espaço esportivo no mais bem equipado da região. O prefeito Adelmo tem realizado investimentos cirúrgicos que tem contentado a população. Além de tudo tem a consciência do bom investimento que é realizado no esporte.

Conteúdo interessante

O presidente da Câmara de Rio Azul, Edson Klemba (PDT), fez um relato na última sessão falando de algumas curiosidades encontradas em notas do ex-prefeito Paulo Girardi. Eram pagos com dinheiro público ‘bobaginhas’ como engove, caipirinha, vinho, prestobarba, medicamentos para emagrecer sucos e outras guloseimas.  Estas notas que não possuem justificativas serão encaminhadas para uma sindicância.

Fora do Páreo

O ex-secretário de Infraestrutura e logística, Pepe Richa, irmão do ex-governador Beto Richa, decidiu desistir de sua candidatura a deputado federal pelo PSDB. Vai se ocupar, mais uma vez, da coordenação da campanha do irmão ao Senado. Pepe analisava a possibilidade de ser candidato, mas ainda não havia construído bases solidas, pelo menos na região.

Recurso aceito

A Corte Especial do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu nesta quarta-feira (20) acolher recurso do ex-governador Beto Richa (PSDB) e retirar o processo que trata das delações da Odebrecht das mãos do juiz federal Sérgio Moro, responsável por ações penais da Operação Lava Jato em Curitiba. O inquérito 1181 deve permanecer somente com a Justiça Eleitoral do Paraná. Em nota, Richa diz que a decisão é perfeita e justa ao reconhecer a competência exclusiva.

O processo trata de suposto caixa 2 nas três últimas campanhas eleitorais do tucano, em 2008, 2010 e 2014. Em abril, ao renunciar ao cargo de governador do Paraná para concorrer ao Senado, Beto Richa também perdeu o foro especial por prerrogativa de função e a investigação foi remetida pelo ministro Og Fernandes, do STJ, para a primeira instância. A determinação foi de que a ação ficasse a cargo do juiz Sergio Moro, da 13ª Vara Federal, e da Justiça Eleitoral.

Padre na Câmara

Na última sessão da Câmara de Irati, o pároco da Paróquia São Miguel, utilizou a palavra para explanar sobre o Projeto de Lei que institui feriado em 27 de novembro. Mirkoski enalteceu sobre o dízimo, e a finalidade do recurso. Também sobre a gestão religiosa. Também salientou que sua fala foi uma orientação através da oração, sem nenhuma ajuda jurídica ou outra pessoa. Com feriado ou sem a Santa vai ser um gesto de muito amor para nós, disse o padre.

11

É a data prevista para publicação do edital da pavimentação da PR-364 trecho Irati a São Mateus

“Política é um jogo que quem errar menos esta na frente”.
Rodrigo Solda

Comentários estão fechados.