Dia Municipal do Turismo: secretária avalia o crescimento da área e projeta ações aos próximos anos

Na terça-feira (17), foi comemorado, em Prudentópolis, o Dia Municipal do Turismo. A lei foi instituída em 2018, no aniversário de um ano do Monumento Salto São João
Monumento Salto São João é um dos principais atrativos naturais da cidade (Foto: AEN)

Na terça-feira (17) foi comemorado, em Prudentópolis, o Dia Municipal do Turismo. A lei foi instituída em 2018, no aniversário de um ano do Monumento Salto São João. O objetivo da data é promover e homenagear a prática do turismo, enaltecendo e projetando as diversas belezas naturais e culturais que formam Prudentópolis.

Em 2020, devido à pandemia do coronavírus, a administração não promoveu nenhuma atividade especial para marcar a data. Nos anos anteriores, as ações buscaram promover o Salto São João e o turismo em geral na cidade.

TURISMO NA PANDEMIA

Com a reabertura gradual dos locais de visitação, a equipe da Secretaria de Turismo da cidade tem trabalhado, diariamente, para aplicar protocolos sanitários e atender aos turistas que desembarcam no município. “Nós visitamos todos os atrativos e orientamos as formas de atendimento aos visitantes, como não misturar grupos de passeio, manter o distanciamento, usar máscara e álcool gel. Vale a pena dizer, que não tivemos nenhum caso de turista infectado, ou de protocolo quebrado aqui em Prudentópolis”, conta a secretária de Turismo, Cristiane Guimarães Boiko Rossetim.

Todas as visitas devem ser agendadas, de acordo com a disponibilidade do atrativo e agenda do guia e agência de turismo.

Turismo em Prudentópolis

Conhecida como terra das cachoeiras gigantes, o município possui um vasto potencial turístico, que é dividido nas seguintes categorias: turismo de natureza, religioso e cultural (monumentos históricos, eventos). “Hoje, existem várias rotas, que são traçadas por agências, guias, etc. Nós auxiliamos e damos todo o suporte necessário para que cada o turista tenha a melhor experiência em Prudentópolis”, explica Cristiane

Nos últimos anos o turismo na cidade tem crescido exponencialmente. Atualmente, existem cerca de 50 empresários cadastrados junto ao Ministério do Turismo. “Nós temos a consciência da importância da atividade para a cidade e estamos buscando gradativamente formalizar essas pessoas que trabalham na área, oferecer cursos de capacitação e aproveitar todo o nosso potencial”, conclui a secretária.

Além do trabalho cotidiano, a secretaria tem projetado aos próximos anos ações para ampliar ainda mais o segmento na cidade. Dentre eles estão: Implantação do Plano de Desenvolvimento de Turismo, Lei de incentivo ao turismo, implantação do Parque Estadual do Salto São Francisco, Geoparque Prudentópolis (turismo geológico).


Veja Também