Diversas frentes de trabalho no interior de Irati

Várias estradas estão recebendo melhorias para circulação da população
Na estrada rural de Vista Alegre foi realizada a abertura da via (Foto: Assessoria PMI)

Prosseguem as obras de melhorias em estradas do interior de Irati. A Secretaria de Viação e Serviços Rurais vem mantendo diversas frentes de trabalho, corrigindo problemas, melhorando a conservação e favorecendo o tráfego.

Um trabalho muito importante foi a obra de construção de galeria fluvial com aduelas em concreto armado, em trecho da estrada do Pinho. O trânsito já se encontra liberado, e o acabamento do trecho da via, que vai de Pinho de Baixo a São Miguel será providenciado nesta semana. Esta galeria fica localizada em um trecho de estrada de terra, por onde passa o transporte escolar e o transporte de produção. A travessia mede 9,60 metros de extensão por 3 metros de largura. A obra, realizada integralmente com recursos municipais, tem custo aproximado de R$ 26 mil. Além da galeria, foi feito um desvio do rio, que obstruía a passagem da água. Com a colocação das aduelas, de 2,5 x 2,5 metros, o fluxo da água foi beneficiado, aumentando em cinco vezes a vazão do local. Todo o serviço foi efetuado em 20 dias de trabalho.

Nos últimos dias, foi dado início à abertura de estrada rural na localidade de Vista Alegre. Trata-se de obra de grande importância, pois é um trecho de forte aclive, que não oferecia passagem de veículos, inclusive de carga, e maquinários agrícolas.

A estrada ainda representava perigo, pois haviam duas curvas muito acentuadas, nos declives e aclives. Com a readequação, quem trafega pela região terá maior conforto e segurança nos deslocamentos.

Equipes trabalharam ainda com cascalhamento em Rio do Couro e patrolamento em Faxinal do Rio do Couro, além de frentes de trabalho na Serra dos Nogueiras, para facilitar o transporte de pessoas idosas e com problemas de saúde naquela região. Equipes também trabalharam com extração de revestimento primário na cascalheira da Apiaba. Outras duas escavadeiras hidráulicas trabalharam no mesmo processo de extração nas cascalheiras de Rio do Couro e Linha D de Itapará. Também houve extração de material na cascalheira do Perdido, atendendo a região do Pinho e, nesta semana, para atendimento à comunidade de São Miguel.

No mesmo período, a Secretaria de Viação e Serviços Rurais trabalhou na melhoria de acessos a propriedades na região de Linha E de Itapará, num serviço que se estendeu desde a semana retrasada. Após cumprir esta agenda, a equipe seguiu para Faxinal dos Antônios, para execução de serviço semelhante para atendimento a pessoa enferma.

Na região de Água clara dos Baran foi realizado revestimento com material fresado asfáltico. A aplicação foi feita na estrada em direção a Faxinal dos Neves, proximidades do distrito de Itapará. Nesta primeira etapa da aplicação, cerca de cinco quilômetros de estrada receberam o produto.

Em Itapará, a secretaria acompanhou a descoberta de uma jazida para revestimento da estrada principal ao Distrito e demais estradas da região. Segundo o secretário da pasta, Anselmo Stadykoski, trata-se de uma jazida que, a princípio, aparenta ser de excelente qualidade, e promete uma quantidade muito grande de material. Ainda de acordo com o secretário, esta nova mina será de extrema importância para o revestimento da estrada que liga Itapará a Gonçalves Júnior, entre outras vias. Equipes estão fazendo o processo de limpeza do local para, em seguida, iniciar a extração.


Veja Também