Do teatro para a TV: o sonho de um iratiense

Um rosto iratiense tem aparecido em novelas e séries de TV, realizando um sonho de criança: ver-se na TV. Kléber Gonçalves, 24 anos, filho de Alvorino e Glaçulina de Jesus Gonçalves, conta que sempre gostou de participar de apresentações na escola. Em 2007, participou da sua primeira oficina de teatro e decidiu que queria ser ator.

Porém, a realidade e as oportunidades em Irati não pareciam ser suficientes para alimentar esse sonho. “Quando completei 18 anos, achei que não ia conseguir ser o que eu queria de fato, por morar em uma cidade do interior. Então comecei a trabalhar e estudar para Técnico em Informática”, diz. “Mas, logo no ano seguinte, voltei a sonhar com os palcos.” Kléber participou de uma oficina de interpretação na agência Jackson e Maria Eduarda Produções e Eventos, de Irati, e entrou para a Companhia de Teatro São Francisco.

As portas começaram a abrir. Em 2017, Kléber fez um intercâmbio com atores no Rio de Janeiro, e dessa viagem surgiu inspiração para o curta-metragem “Pesadelo”. No retorno a Irati, Kléber escreveu o roteiro, reuniu outros iratienses e começou as gravações. O filme, gravado em Irati, foi lançado no dia 28 de abril de 2018.

Em agosto daquele ano, Kléber decidiu embarcar para o Rio de Janeiro. “Tive muitas dificuldades, por estar em uma cidade grande. A transição do teatro para a TV também foi difícil, porque é outra linguagem e outro jeito de interpretação, o que implica na questão do meu sotaque. O ator deve ter um sotaque neutro para que possa trabalhar qualquer personagem, de qualquer região do país.” Além disso, Kléber precisou enfrentar a grande concorrência do meio artístico.

Mesmo assim, o iratiense tem na conta trabalhos no teatro, com as peças “A Comédia que virou” e “Dona Carola”, e participações na TV, na série “Tô de Graça” (Multishow), “Cinema de Enredo” (HBO) e na novela “Órfãos da Terra” (Globo). Em 2020, Kléber deve atuar na novela “Amor de Mãe” (Globo).

Como segundo roteirista, deve lançar em fevereiro a web série “DisLike”, que já tem teaser disponível no YouTube.

O iratiense Kléber Gonçalves prova que os obstáculos podem ser alavancas para o sucesso. “Nunca desista, mesmo que ninguém acredite em você. Você é capaz de ser o que você quiser”, afirma.

Comentários estão fechados.