Eleitos os Conselheiros Tutelares 2020-2023 de Irati

No total, 2.094 pessoas compareceram aos locais de votação no domingo (06) e votaram nos 14 candidatos
Quatro dos cinco conselheiros tutelares eleitos (Foto: Assessoria )

No último dia 06, aconteceu a eleição dos Conselheiros Tutelares de Irati para o mandato 2020-2023. A votação ocorreu das 08h às 17h nas escolas Antônio Xavier da Silveira, Guamirim, Olavo Anselmo Santini e Rosa Zarpelon.

A apuração das urnas foi realizada na Casa dos Conselhos, a partir das 17h30. Foram eleitos Gisele Simone Sequinel Gasparelo, Sonia Mara da Rocha, Thiago Vinicius Matttoso Gorte, Ederli Gritlet e Antônio Ademir Alves Carneiro. Ficaram como suplentes Jussara Aparecida Nunes, Claudir Gutervil, Ana Cecilia de Farias Vaz, Mari Del Sol Lopes Mufato e Vinícius Marcello.

No total, 2.094 pessoas votaram nos 14 candidatos. Houve seis votos brancos e 15 nulos. 1.829 pessoas votaram na escola Antônio Xavier da Silveira, 67 na escola de Guamirim, 126 em Rio do Couro e 72 em Pinho de Baixo.

Informações pelo telefone 3907 3151.

Votação ocorreu das 08h às 17h em quatro escolas do município/ Foto: Assessoria 

 

O QUE FAZ O CONSELHEIRO TUTELAR

Com atribuições previstas no artigo 136 do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o conselheiro tutelar atende crianças e adolescentes diante de situações de violação de direitos. Também é papel do conselheiro atender e aconselhar os pais ou responsáveis desses menores.

Os casos chegam ao Conselho Tutelar de diversas maneiras, encaminhados por delegacias, Unidades Básicas de Saúde (UBS) ou até escolas. Isso acontece quando há abandono, negligência ou violência por parte de familiares. Algumas famílias também buscam o órgão por iniciativa própria, em busca de seus direitos, com demandas em educação, saúde ou até conflitos, como disputa pela guarda dos filhos.

 


Veja Também